Unidade Curricular:Código:
Inglês IV777ING4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Advanced (C1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Tratando-se de uma u.c. eminentemente instrumental, pretende-se que os alunos desenvolvem as seguintes competências genéricas, com ênfase nas capacidades comunicacionais: compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, de modo a possibilitar a comunicação eficaz de informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas nesta área específica como a não especialistas. Nessa medida, pretende-se uma utilização eficaz da língua inglesa num conjunto de situações reais, nomeadamente aquelas relacionadas com os contextos profissionais relacionados com a Ciência Política e Relações Internacionais.
Conteúdos Programáticos:
1. Ética nos negócios
1.1 Liderança
1.2. Concorrência
2. Tendências da área dos negócios
2.1 Inovação e estilos de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta u.c., os estudantes são incentivados a adotar uma atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação, concentrando-se, neste índice 4 da disciplina, nos conteúdos relacionados com a ética nos negócios e inovação. Com a componente de projeto (que deverá ser apresentado oralmente no final do semestre), pretende-se melhorar as capacidades transversais de trabalho de equipa, com recurso à utilização de uma segunda língua (inglês).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por um teste escrito e por um projeto de apresentação oral, a apresentar no final do semestre. A realização da avaliação contínua implica assiduidade mínima (50% das aulas lecionadas). A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: teste escrito: 50% + projeto de apresentação oral: 50%.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final, com a seguinte ponderação na nota final: exame escrito: 50% + exame oral: 50%. Para ser admitido a exame oral, o aluno tem de obter uma nota mínima de 7,5 no exame escrito. Uma nota inferior implica a reprovação à u.c. O exame oral é sempre obrigatório, caso a nota do exame escrito seja superior a 7,5, mesmo que a nota obtida seja positiva.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolvendo deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman [UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/25172].
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2010) Market Leader New Edition. London: Pearson and Longman
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. [UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941}.
Eastwood, J. (2019) Oxford Practice Grammar: Intermediate: with Key. Oxford: OUP (updated edition) ISBN: 9780194214742.
Hewings, M. (2023) Advanced Grammar in Use A Self-Study Reference and Practice Book for Advanced Learners of English. Cambridge: CUP.
Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P.
O'Driscoll, N. (2010) Market Leader: Marketing. Pearson.
Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English.
Wakefield, M. J. R. (2020) Successful Writing in English: A practical guide. Porto: Areal.