Unidade Curricular:Código:
Inglês IV1142ING4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Advanced (C1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR
Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas.
Conteúdos Programáticos:
1. Ética nos negócios
1.1 Concorrência
1.2 Liderança
2. Inovação
2.1 Tendências de negócios
3. Projeto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económicadas relações internacionais. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por um teste escrito e por dois trabalhos orais. A nota final resulta do seguinte cálculo: teste escrito: 50 % + apresentações orais de dois projetos: 25% + 25% = 50%. Todos os elementos da avaliação contínua são de realização obrigatória. Os alunos têm de estar presentes em 50% das aulas lecionadas.
OU
EXAME: composto por exame escrito (50%) e exame oral (50%). A nota mínima para admissão à oral é de 7,5 no exame escrito. Acima desta nota, o exame oral é sempre obrigatório, mesmo que a nota obtida no exame escrito seja positiva.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa.
Bibliografia:
Bruno-Linder, A. (2011) International Legal English. C.U.P.
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK.
Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman - UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/25172.
Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941.
Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ).
Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P.
Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English.
Powell,M.(2010) In Company Intermediate. Macmillan-Heinemann.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)