Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês IV | 1142ING4 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Advanced (C1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adoptar a atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Ética nos negócios 1.1 Concorrência 1.2 Liderança 2. Inovação 2.1 Tendências de negócios 3. Projeto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económicadas relações internacionais. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por um teste escrito e por dois trabalhos orais. A nota final resulta do seguinte cálculo: teste escrito: 50 % + apresentações orais de dois projetos: 25% + 25% = 50%. Todos os elementos da avaliação contínua são de realização obrigatória. Os alunos têm de estar presentes em 50% das aulas lecionadas. OU EXAME: composto por exame escrito (50%) e exame oral (50%). A nota mínima para admissão à oral é de 7,5 no exame escrito. Acima desta nota, o exame oral é sempre obrigatório, mesmo que a nota obtida no exame escrito seja positiva. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adotada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objetivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efetuada em língua inglesa. | |||
Bibliografia: | |||
Bruno-Linder, A. (2011) International Legal English. C.U.P. Cobuild English Grammar (2017). Collins UK. Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman - UFP: CEFOC BFP 811.111:658(075)/COT/25172. Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941. Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ). Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P. Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English. Powell,M.(2010) In Company Intermediate. Macmillan-Heinemann. |