Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês III | 1142ING3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Upper-intermediate (B2), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR Esta unidade curricular pretende aprofundar o conhecimento e competências linguísticas e comunicativas dos alunos, com o fim de permitir consciência linguística sobre o funcionamento da língua. Visa ainda assegurar aptidões na área da comunicação, para melhorar a sua eficácia e fazer face a uma pluralidade de problemas e situações socioprofissionais. Pretende também o desenvolvimento de competências linguísticas previamente adquiridas, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Emprego 1.1. Recrutamento 1.2. Entrevistas 2. Mundo dos negócios 2.1. Comércio justo e globalização 2.2. Franchising 2.3. Import and Export 3. Inglês académico 3.1 A estrutura dos artigos científicos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da ciência política e das relações internacionais. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante. Escrita: 50& (e testes escritos, 25% cada) Oral (Mini-projeto: 5%; Projeto final: 45%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua inglesa. | |||
Bibliografia: | |||
Cobuild English Grammar (2017). Collins UK. Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2008) Market Leader. London: Pearson and Longman - UFP: Doff, A; Thaine, C; Pucht, H; Stranks, J, et.al. (2015) English Empower Intermediate. Cambridge: CUP. Eastwood, J. (2006) Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: O.U.P. UFP- SOQ 811.111:81'36/EAS/13941. Jones,L. & Alexander, R. (2011)New International Business English. C.U.P. (previous edition at UFP - BRR MED 811.111:658/JON(1)/69082 ). Mascull, B. (2018) Business Vocabulary in Use. 3rd Edition. C.U.P. (previous edition - UFP BFP 811.111:316.77(072)/MAS/7490) Pegg, E. (2016) In Company 3.0 ESP Corporate Finance. Macmillan English. Redman, S. (2017) English Vocabulary in Use Pre-intermediate and Intermediate Book with Answers: Vocabulary Reference and Practice. Cambridge: C.U.P. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Sandra Tuna (stuna@ufp.edu.pt) |