Unidade Curricular: | Código: | ||
Introdução à Ciência Política | 1142ICPL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se introduzir os alunos ao domínio teórico-metodológico da ciência política. Para tal, fornece-se uma primeira abordagem às suas principais correntes teórico-metodológicas. Apresentam-se, depois, as principais temáticas do seu objeto, nomeadamente: institucionalização dos fenómenos políticos (Estado e outras instituições políticas); relações entre as instituições políticas formais e a sociedade, particularmente no quadro das democracias contemporâneas; pensamento político, em articulação com as ideologias e sistemas partidários. Globalmente, pretende-se que os alunos compreendam a tripla dimensão – teórica, ética e aplicada – da disciplina. Os alunos deverão desenvolver competências: i) instrumentais de análise e síntese; de aquisição de conhecimentos específicos da área, de comunicação oral e escrita, de gestão de informação (procurar e analisar informação de várias fontes); ii) interpessoais, de crítica e autocrítica; iii) sistémicas de investigação e trabalho autónomo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva I: Ciência Política: quadros teórico-metodológicos 1. O objeto: subdisciplinas e campos de investigação em Ciência Política 2. Principais quadros teóricos e suas implicações metodológicas. 3. A Ciência Política como área académico-profissional. Unidade Letiva II: As instituições políticas 4. O papel do ‘Estado Moderno’ 5. Modelos multinível: poderes infranacionais, nacionais, supranacionais e globais 6. Regimes políticos e sistemas políticos: estruturas do aparelho de Estado 7. Política e políticas: as políticas públicas 8. Seleção dos governantes e sistemas eleitorais Unidade Letiva III: Relações ‘Estado-Sociedade’ 9. A sociedade civil e a participação política 10. As ideologias e os partidos políticos 11. Os partidos políticos: formação e tipologias contemporâneas 12. Grupos de interesses, movimentos sociais e novas formas da participação política | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
UL I: Apresentação do campo teórico-metodológico da ciência política. A UL visa: familiarizar os alunos com o âmbito teórico-metodológico específico da ciência política; dotá-los das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico. UL II: Apresentação dos principais fenómenos de institucionalização política formal e dos instrumentos conceptuais da análise do poder político institucionalizado. A UL visa: introduzir os alunos à informação nuclear da disciplina sobre instituições políticas formais, nomeadamente o Estado; promover a análise e reflexão crítica sobre mecanismos institucionais. UL III: Abordagem às relações Estado-sociedade, particularmente em contexto de democracia representativa. Introdução aos estudos sobre partidos políticos, sociedade civil e participação política. A UL visa: dotar os alunos dos instrumentos conceptuais necessários à compreensão das relações Estado-sociedade; promover a reflexão crítica fundamentada sobre esses mecanismos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As UL partem de sessões teórico-práticas de explanação teórica e análise e discussão conjunta de materiais informativos. O trabalho dos alunos é progressivamente dirigido no sentido de uma crescente autonomia na recolha de informação, sua organização e reflexão sobre ela. Visa-se a familiarização dos alunos com os modos do trabalho universitário; estabelecer uma comunicação próxima e colaborante entre discentes e entre discentes e docente. No final do semestre, os alunos deverão estar capazes de proceder a pequenos trabalhos escritos de pesquisa e sua apresentação e discussão oral, em aula, evidenciando aquisição de conhecimentos e as competências supramencionadas. A avaliação é contínua contendo: dois elementos de avaliação teórica escrita (50% + 30%); um relatório escrito c/ apresentação oral em aula (trabalho de grupo) (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Pretendendo-se que os alunos dominem os instrumentos conceptuais básicos do campo da ciência política, a abordagem teórico-prática promove uma dinâmica de ensino-aprendizagem centrada nos alunos e nos seus percursos, na abordagem aos materiais disponibilizados. Pretendendo-se também, no decurso do semestre, que os alunos interiorizem o pensamento crítico próprio do trabalho universitário, a discussão em conjunto e/ou com o docente, sobre as leituras efetuadas e sobre os trabalhos em execução, deverá reforçar esse processo. | |||
Bibliografia: | |||
1 Fernandes, A.J. (2015). Introdução à Ciência Política. Teorias, Métodos e Temáticas. 3ª ed. Porto: Porto Ed. 2 Ferreira, A.R e Rosas, J.C. (2016). Ideologias Políticas Contemporâneas. Coimbra: Almedina 3 Garner, R., Ferdinand, P. e Lawson, S. (2016). Introduction to Politics. OUP 4 Halperin, S. e Heath, O. (2020). Political Research. Methods and Practical Skills. 3ª ed. Oxford: OUP 5 Heywood, A. (2021). Political Ideologies: An Introduction. 7ª ed. Palgrave/Macmillan 6 Norris, P. (2011). Democratic Deficit: Critical Citizens Revisited. New York: CUP 7 Stock, M.J. et al. (2012). Velhos e novos actores políticos. Partidos e movimentos sociais. Lisboa: U. Aberta 8 Teixeira, C.P. (2017). O Sistema Politico Português. Uma perspetiva comparada. Cascais: Principia | |||
Docente (* Responsável): | |||
Claudia Ramos (cramos@ufp.edu.pt) |