Unidade Curricular:Código:
História Política e das Relações Internacionais1142HPRI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Compreender o aparecimento e desenvolvimento do Estado e das relações internacionais, numa perspetiva diacrónica;
(ii) Conhecer os contextos políticos de desenvolvimento das relações entre nações
(iii) Promover as competências necessárias para lidar com as questões que surgem nas relações entre nações;
(iv) Conhecer as técnicas e os métodos específicos que dão consistência à independência desta área disciplinar;
(v) Fomentar competências de pesquisa, seleção e de autoaprendizagem e reflexão sobre os assuntos tratados.
Conteúdos Programáticos:
Parte I – Da Paz de Vestefália (1648) à cisão do sistema europeu (1815)
1.1. A diplomacia portuguesa na Restauração
1.2. A rivalidade luso-holandesa
1.3. A Guerra da Sucessão de Espanha: hegemonia britânica?
Parte II – Da ordem concertada (1815-48) ao fim da ordem europeia (1894-1917)
2.1. Hegemonia coletiva e equilíbrio
2.2. A diplomacia da conferência
2.3. Centralização continental versus imperialismo europeu
2.4. Desenvolvimento da cultura de guerra
III – Panorama das relações internacionais do pós-guerra: a (des)ordem europeia
3.1. A desintegração do sistema internacional
3.2. A substituição da hegemonia britânica pela norte-americana
3.4. A nova órbita da América Latina
IV – Da Nova Ordem Internacional ao fim da Guerra Fria
4.1. Da II Guerra Mundial ao Eixo Leste-Oeste: Guerra Fria
4.2. O surgimento do Terceiro Mundo
4.3. A 'continentalização' da Europa do pós-guerra
4.4. O desmantelamento da URSS
V – Política externa e internacionalismo recentes
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa da UC visa o estudo da política e das relações internacionais desde a Paz de Vestefália à atualidade:
(i) Promover o uso dos conceitos, técnicas e instrumentos de análise específicos das disciplinas;
(ii) Promover uma análise reflexiva sobre as dinâmicas das relações internacionais ao longo do tempo;
(iii) Adquirir conhecimentos e habilidades nos assuntos mais relevantes relacionados à diplomacia internacional;
(iv) Compreender as relações políticas, económicas e sociais entre diferentes países em distintos contextos;
(v) Adquirir ferramentas de análise da diplomacia internacional comparada.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular é de natureza teórico-prática. As aulas combinam a exposição dos temas pela docente, com a leitura interpretativa de conteúdos selecionados e disponibilizados previamente na plataforma de e-learning (textos de autor). A avaliação é feita por avaliação contínua e a classificação final resulta da ponderação das classificações parciais dos dois testes escritos (50% + 50%), podendo ser majorada até um máximo de 20% da classificação final, pela realização de um trabalho prático (facultativo) e pela assiduidade e participação em sala de aula.
Avaliação contínua (2 testes) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O programa da UC visa o estudo da política e das relações internacionais desde a Paz de Vestefália à atualidade: (i) Promover o uso dos conceitos, técnicas e instrumentos de análise específicos das disciplinas; (ii) Promover uma análise reflexiva sobre as dinâmicas das relações internacionais ao longo do tempo; (iii) Adquirir conhecimentos e habilidades nos assuntos mais relevantes relacionados à diplomacia internacional; (iv) Compreender as relações políticas, económicas e sociais entre diferentes países em distintos contextos; (v) Adquirir ferramentas de análise da diplomacia internacional comparada.
Bibliografia:
Capoco, Z. (s/d), História das Relações Internacionais e da Diplomacia, Escolar Editora.
Duroselle, J. B (2014), História das Relações Internacionais. De 1945 aos nossos dias, Texto & Grafia.
Malchow, H. L. (2020), History and International Relations: From the Ancient World to the 21st Century, Bloomsbury Academic.
Sousa, F.; Mendes, P. e Freitas, J. G. de (2022), Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais, Almedina.