Unidade Curricular:Código:
Grandes Temas da História e do Jornalismo (Séculos XVIII-XXI)777GTHJ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI;
(ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste
período;
(iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo;
(IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente;
(v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais movimentos e fenómenos do século XIX e XXI.
Conteúdos Programáticos:
GTH – XIX
1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações
2. A ideologia liberal (correntes)
3. A ideia democrática e socialismo
4. Nação, guerra e relações internacionais
5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África
GTH - XX-XXI
1. A Primeira Guerra Mundial
2. A era dos Loucos anos 20
3. Paradigmas da diplomacia antes e depois da Sociedade das Nações
4. O fôlego comunista
5. Os fascismos e ditaduras
6. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria
7. A ordem bipolar
8. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo
9. A erosão do Socialismo - o apogeu e a crise do Ocidente
10. A globalização e seus impactos
***
GTHJ, XVII-XXI
1. Fenómenos pré-jornalísticos
2. A génese do jornalismo na Modernidade
3. A segmentação da imprensa
4. A imprensa política nos regimes liberais
5. A imprensa industrial
6. As agências noticiosas
7. A conquista de novos suportes para o jornalismo
8. Novas tipologias de jornalismo
9. O digital e a crise do jornalismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história do século XVIII ao século XXI, e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação é efectuada por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. Na unidade letiva de GTH a nota pode ser majorada pela realização de um trabalho prático. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórico-prática, as aulas expositivas são complementadas com apresentação de estudos de caso, materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
Berstein, S. (2013). Los Regimenes Politicos Del Siglo XX, Madrid: Ariel Editora.
Berstein, S. e Milz. P. (2006). História da Europa. Do Séc. XIX ao início do Séc. XXI. Editora Plátano.
Conboy. M. (2004). Journalism: A Critical History. London: Sage.
Gilbert. M. (2009). História do século XX, Lisboa: Dom Quixote.
Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo. Lisboa: Presença.
Morris, J.E. (2015). Europe in the XIX Century (1815–1914). London: Cambridge University Press.
Polanyi, K. P. (2012). A Grande Transformação... Lisboa: Edições 70.
Rémond, R. (2017). Introdução à História do Nosso Tempo. Do antigo regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva.
Sousa, J. P. et al., orgs. (2014). A History of the Press in the Portuguese Speaking Countries. Lisboa: Media XXI.
Sousa, J. P. org. (2018). Notícias em Portugal. Lisboa: ICNOVA.
Sousa, J. P., org. (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.