Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temas da História e do Jornalismo (Séculos XVIII-XXI) | 777GTHJ | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI; (ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste período; (iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo; (IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente; (v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais movimentos e fenómenos do século XIX e XXI. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
GTH – XIX 1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações 2. A ideologia liberal (correntes) 3. A ideia democrática e socialismo 4. Nação, guerra e relações internacionais 5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África GTH - XX-XXI 1. A Primeira Guerra Mundial 2. A era dos Loucos anos 20 3. Paradigmas da diplomacia antes e depois da Sociedade das Nações 4. O fôlego comunista 5. Os fascismos e ditaduras 6. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria 7. A ordem bipolar 8. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo 9. A erosão do Socialismo - o apogeu e a crise do Ocidente 10. A globalização e seus impactos *** GTHJ, XVII-XXI 1. Fenómenos pré-jornalísticos 2. A génese do jornalismo na Modernidade 3. A segmentação da imprensa 4. A imprensa política nos regimes liberais 5. A imprensa industrial 6. As agências noticiosas 7. A conquista de novos suportes para o jornalismo 8. Novas tipologias de jornalismo 9. O digital e a crise do jornalismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história do século XVIII ao século XXI, e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação é efectuada por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. Na unidade letiva de GTH a nota pode ser majorada pela realização de um trabalho prático. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórico-prática, as aulas expositivas são complementadas com apresentação de estudos de caso, materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes. | |||
Bibliografia: | |||
Berstein, S. (2013). Los Regimenes Politicos Del Siglo XX, Madrid: Ariel Editora. Berstein, S. e Milz. P. (2006). História da Europa. Do Séc. XIX ao início do Séc. XXI. Editora Plátano. Conboy. M. (2004). Journalism: A Critical History. London: Sage. Gilbert. M. (2009). História do século XX, Lisboa: Dom Quixote. Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo. Lisboa: Presença. Morris, J.E. (2015). Europe in the XIX Century (1815–1914). London: Cambridge University Press. Polanyi, K. P. (2012). A Grande Transformação... Lisboa: Edições 70. Rémond, R. (2017). Introdução à História do Nosso Tempo. Do antigo regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva. Sousa, J. P. et al., orgs. (2014). A History of the Press in the Portuguese Speaking Countries. Lisboa: Media XXI. Sousa, J. P. org. (2018). Notícias em Portugal. Lisboa: ICNOVA. Sousa, J. P., org. (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. |