Unidade Curricular:Código:
Grandes Temas da História e do Jornalismo (Séculos XVIII-XXI)777GTHJ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI;
(ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste
período;
(iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo;
(IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente;
(v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais movimentos e fenómenos do século XIX e XXI.
Conteúdos Programáticos:
GTH – XIX
1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações
2. A ideologia liberal (correntes)
3. A ideia democrática e socialismo
4. Nação, guerra e relações internacionais
5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África
GTH - XX-XXI
1. A Primeira Guerra Mundial
2. O fôlego comunista
3. Os fascismos e ditaduras
4. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria
5. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo
6. A erosão do Socialismo
7. Apogeu e crise do Ocidente
8. O ressurgimento do Islão
9. A globalização e seus impactos
Balanço final
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II Parte – Grandes temas do Jornalismo, sécs. XVII-XX
1. A imprensa portuguesa no Antigo Regime
1.1 A imprensa noticiosa
1.2 A imprensa enciclopédica
1.3 A imprensa doutrinária noutros países europeus
2. A imprensa oitocentista portuguesa
2.1 A imprensa vintista
2.2. A imprensa romântica doutrinária
2.3 A imprensa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história dos séculos XVIII a XXI e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
Grandes Temas da História
Berstein, Serge & Milza, Pierre (1997), História do Século XIX, Mem Martins: Publicações Europa-América.
Gilbert, Martin (2010), História do Século XX, Lisboa: Dom Quixote.
Hobsbawn, Eric (1998), A Era dos Extremos. História Breve do século XX (1914-1991), Lisboa: Editorial Presença.
Keylor, William R. (2001), História do Século XX, Uma síntese mundial, Mem Martins: Europa-América.
Rémond, René (1994), Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias, Lisboa: Gradiva.
Roberts, J. M. (2007), História do Século XX, Volume II, Lisboa: Editorial Presença.
Saraiva, José Flávio Sombra (2007), História das Relações Internacionais Contemporâneas. Da sociedade Internacional do século XIX à era da globalização, Editora Saraiva.
Sousa, Fernando (coord.) (2005), Dicionário de Relações Internacionais, 2ª ed. revista e aumentada, Porto: Edições Afrontamento.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)