Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação777GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A capacidade de análise e síntese;
A capacidade de aprender;
A habilidade para resolver problemas;
A capacidade de aplicar o conhecimento;
A capacidade de adaptar-se a situações novas;
A capacidade para trabalhar a informação;
A capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo;
A liderança;
As capacidades de investigação;
A capacidade de compreensão a um nível que saibam aplicar os conhecimentos;
A capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Conteúdos Programáticos:
I. Metodologia do trabalho científico. O plágio.
II. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações.
III. Produção escrita – As fases da composição. Tipologias textuais. Argumentos e falácias.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular visa explorar uma diversidade de situações ao nível da metodologia do trabalho científico, da leitura e da produção escrita. Visa proporcionar aos alunos a orientação adequada para o contexto académico e também garantir a aquisição de competências que permitam uma
aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente e momentos de partilha e discussão coletiva, em torno das questões em estudo. Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão permanente.
A avaliação é baseada em três elementos:
Prova escrita: 60%
Trabalho final com defesa oral: 30%
Intervenção em aula, participação nas atividades e portefólio: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Borovali, M. (2018). Ad hominem argumentation in politics. Philosophy and Social Criticism. 1 May 2018, 44(4):426-436
Eco, U. (1988). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença.
Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago Press.
Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364.
Serafini, M. T. (1991). Saber Estudar e Aprender. Lisboa, Editorial Presença.
Talavera, I. (2016). The Acquisition of Scientific Knowledge via Critical Thinking: A Philosophical Approach to Science Education. https://eric.ed.gov/?id=EJ1142987
Weston, A. (1996). A Arte de Argumentar. Lisboa, Gradiva.
UFP. Normas de Estilo.