Unidade Curricular: | Código: | ||
Geoestratégia | 777GEOE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos: i. se familiarizem com os domínios disciplinares da geopolítica/geoestratégia e da segurança internacional, integrando conceitos, teorias e aplicações práticas. ii. desenvolvam competências de interação pela participação, em sala de aula, nos debates sobre as temáticas mencionadas; iii. aprendam a gerir informação e a avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas; iv. aperfeiçoem competências de comunicação oral e escrita; v. desenvolvam competências de análise crítica e síntese, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional às temáticas da UC. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
ULI – Geoestratégia e Geopolítica 1. Geoestratégia e Geopolítica 2. Geopolítica clássica: das origens ao bipolarismo 3. Nova geopolítica: geoeconomia, demopolítica, ecopolítica, biopolítica 4. Um balanço: a geopolítica atual. UL II – Segurança Internacional 5. Segurança Internacional: objeto e conceitos 6. Os Estudos sobre a Paz 7. Ameaças militares à segurança 8. Ameaças não militares à segurança 9. Segurança internacional e instituições: 9.1. A ONU e a segurança coletiva: missões de paz e reconstrução 9.2. As organizações regionais: NATO; União Europeia. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As temáticas abordadas permitem a aquisição de conhecimento amplo e atualizado sobre esta área de estudos. Esse conhecimento potencia futuro estudo autónomo, ou académico de grau superior, e bem assim a aproximação a uma prática profissional em RI. A abordagem regional e a estudos de caso reforçam essa dimensão aplicada da UC. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas: Recurso a leituras orientadas e seu relato em aula; debates em aula sobre temas propostos; orientações para pesquisa. Avaliação: compreenderá 2 elementos de avaliação teórica escrita, um por módulo, pesando cada um 50% na avaliação final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os elementos de avaliação pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
Correia, P.P. (2018). Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Edições 70. Daws, S. & Weiss, T. (eds.) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP. Fiddian-Qasmiyeh, E. et al. (2016). The Oxford Handbook of Refugee and Forced Migration Studies. Oxford: OUP Flint, C. (2017). Introduction to geopolitics. New York: Routledge. Gaspar, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa, Alêtheia editores. Hough, P. et al. (2020). International Security Studies. Theory and Practice. London: Routledge. Koops, J. et al. (eds.) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: OUP. Öjendal, Joakim & Swain, Ashok (2020). Routledge Handbook of Environmental Conflict. London: Routledge Williams, P. (ed.) (2018). Security Studies: An Introduction. London: Routledge. |