Unidade Curricular:Código:
Geoestratégia777GEOE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos:
i. se familiarizem com os domínios disciplinares da geopolítica/geoestratégia e da segurança internacional, integrando conceitos, teorias e aplicações práticas.
ii. desenvolvam competências de interação pela participação, em sala de aula, nos debates sobre as temáticas mencionadas;
iii. aprendam a gerir informação e a avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas;
iv. aperfeiçoem competências de comunicação oral e escrita;
v. desenvolvam competências de análise crítica e síntese, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional às temáticas da UC.
Conteúdos Programáticos:
ULI – Geoestratégia e Geopolítica
1. Geoestratégia e Geopolítica
2. Geopolítica clássica: das origens ao bipolarismo
3. Nova geopolítica: geoeconomia, demopolítica, ecopolítica, biopolítica
4. Um balanço: a geopolítica atual.
UL II – Segurança Internacional
5. Segurança Internacional: objeto e conceitos
6. Os Estudos sobre a Paz
7. Ameaças militares à segurança
8. Ameaças não militares à segurança
9. Segurança internacional e instituições:
9.1. A ONU e a segurança coletiva: missões de paz e reconstrução
9.2. As organizações regionais: NATO; União Europeia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As temáticas abordadas permitem a aquisição de conhecimento amplo e atualizado sobre esta área de estudos.
Esse conhecimento potencia futuro estudo autónomo, ou académico de grau superior, e bem assim a aproximação a uma prática profissional em RI.
A abordagem regional e a estudos de caso reforçam essa dimensão aplicada da UC.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas:
Recurso a leituras orientadas e seu relato em aula; debates em aula sobre temas propostos; orientações para pesquisa.
Avaliação:
compreenderá 2 elementos de avaliação teórica escrita, um por módulo, pesando cada um 50% na avaliação final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os elementos de avaliação pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
Correia, P.P. (2018). Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Edições 70.
Daws, S. & Weiss, T. (eds.) (2008). The Oxford Handbook on the United Nations. Oxford: OUP.
Fiddian-Qasmiyeh, E. et al. (2016). The Oxford Handbook of Refugee and Forced Migration Studies. Oxford: OUP
Flint, C. (2017). Introduction to geopolitics. New York: Routledge.
Gaspar, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa, Alêtheia editores.
Hough, P. et al. (2020). International Security Studies. Theory and Practice. London: Routledge.
Koops, J. et al. (eds.) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: OUP.
Öjendal, Joakim & Swain, Ashok (2020). Routledge Handbook of Environmental Conflict. London: Routledge
Williams, P. (ed.) (2018). Security Studies: An Introduction. London: Routledge.