Unidade Curricular:Código:
Ética e Ciência Política777ETCP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área do curso.
(ii) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria.
(iii) Mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes.
(iv) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
(v) Dar passos para desenvolver um raciocínio crítico e autónomo acerca dos temas mais candentes da ética na área da política.
Conteúdos Programáticos:
I - 1. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições gerais de “ética”. 1.2. Relação e distinção entre ética, moral, religião e lei.1.3. A regra de ouro da ética.1.4. Solidariedade e noção de bem comum. 1.5. Relevância ética da memória.
II - Temas de debate entre a ética e a política: 1. Globalização económica e política; 2. Democracia e seus limites; 3. Soberania e direitos humanos; 3. Liberdade de expressão. 4. Acesso a informação e democracia; 5. Ética e cidadania; 6. Ética e ecologia. 7. Ética e terrorismo. 8. A ética e os conceitos de “pós-verdade” e de “fake news”. 9.Ética e crise dos refugiados. 10. Ética e religião
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I: os conteúdos fornecem conhecimentos básicos sobre ética, deontologia e moral, articulando-os entre si, bem como com a regra de ouro da ética, a solidariedade e a noção de bem comum.
II: os conteúdos oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um raciocínio ético crítico em relação a temas concretos na área da ciência política, contribuindo igualmente para o desenvolvimento de competências relacionadas com a gestão de informação e com a aprendizagem ao longo da vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será periódica, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação: a primeira, relativa ao capítulo I e Ia segunda, ao capítulo II valendo 50% cada uma delas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Capítulo I: Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Exposição teórica sobre as noções de solidariedade e de bem comum. Os alunos fazem leituras individuais, discutidas em sala de aula, sobre as temáticas exploradas neste capítulo. Capítulo II: Constitui o corolário dos capítulos anteriores: os temas deste capítulo serão discutidos em aula. Os alunos farão um teste sobre os mesmos.
Bibliografia:
Appiah, K. A. (2006). Cosmopolitanism: ethics in a world of strangers. New York : W. W. Norton.
Ash, Timothy Garton. (2016). Liberdade de expressão. Dez princípios para um mundo interligado.
Bauman, Z. (2007). A vida fragmentada: ensaios sobre a moral pós-moderna. Lisboa: Relógio D' Água.
Bindé, J. (Coord.). (2005). Rumo às Sociedades do Conhecimento. Relatório Mundial da UNESCO. Lisboa: Instituto Piaget.
Butler, J. (2006). Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London. Verso.
Fidalog, A. (2014). Ética Mínima. Gradiva: Lisboa
Maffesoli, M. (2004). A transfiguração do político. A tribalização do mundo pós-moderno. Lisboa: Instituto Piaget.
Morgado, I. S. (2004). Uma ética para a política: a teoria da acção comunicativa e a questão da legitimação ético-política nas sociedades contemporâneas. Lisboa: Instituto Piaget.
Singer, P. (2004). Um só Mundo A Ética da Globalização. Lisboa: Gradiva.
Snyder, T. (2017). Sobre a Tirania. Vinte lições do século XX. Relógio d’Água: Lisboa
Docente (* Responsável):
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)