Unidade Curricular:Código:
Estudos de Área: Estudos Anglo-Americanos1142EEAA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender a realidade britânica e norte-americana na vertente das relações históricas entre os dois países, com ênfase nas suas diversas manifestações culturais, com vista à aquisição de competências metodológicas e de posicionamento crítico que permitam uma abordagem heurística e analítica de discursos artísticos diferenciados. Partindo de uma contextualização histórica, é objetivo desta u.c. debruçar-se sobre as relações interculturais entre os dois países, assim como sobre as manifestações artísticas e culturais contemporâneas de cada um deles, com uma incidência particular nas áreas da literatura, música, cinema, e artes visuais.
OA1 (CP1): breve incursão na história de Inglaterra e dos Estados Unidos, de modo a estabelecer a base teórica que permitirá uma compreensão das especificidades das manifestações culturais de ambos os países, assim como dos seus pontos de convergência.
OA2 (CP2): análise de um corpus variado que reflete a realidade multifacetada dos dois países.
Conteúdos Programáticos:
CP1
1. Raízes históricas
1.1. O contexto histórico do Reino Unido
1.2. O contexto histórico dos Estados Unidos da América
1.3. ‘Peregrinações perigosas’: relações interculturais entre os dois países
CP2
2. Os principais marcos culturais
2.1. Literatura
2.1.1. A literatura britânica: movimentos literários e autores principais
2.2.2. A literatura norte-americana: movimentos literários e autores principais
2.2. Música
2.2.1. Manifestações musicais britânicas: músicos, bandas, compositores e composições musicais
2.2.2. Manifestações musicais norte-americanas: músicos, bandas, compositores e composições musicais
2.3. Cinema
2.3.1. O cinema britânico: estilos, realizadores, filmes e atores
2.3.2. O cinema norte-americano: estilos, realizadores, filmes e atores
2.4. Artes visuais
2.4.1. As artes visuais britânicas: artistas plásticos de referência
2.4.2. As artes visuais norte-americanas: artistas plásticos de referência
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos de aprendizagem descritos: o CP1, num primeiro momento, consolida os conhecimentos previamente existentes sobre o percurso histórico de ambos os países, intimamente interligado numa fase inicial e, posteriormente solidificando as suas divergências e especificidades; seguidamente, no CP2, procede-se à análise e comentário de várias manifestações culturais em ambos os países, com ênfase nas instâncias mais recentes, explorando, mais uma vez, as especificidades e pontos de contacto entre ambos. Deste modo, pretende-se expandir os conhecimentos previamente existentes, diversificando o leque de interesses e abrindo novas possibilidades de investigação aos alunos de Ciência Política e Relações Internacionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas. No CP1, as aulas serão tendencialmente expositivas. No CP2, será fomentada a participação em aula, promovendo-se a discussão sobre os conteúdos apresentados. Haverá igualmente recurso a leituras de textos críticos e trabalhos de grupo em aula. O corpus textual analisado em aula, assim como a bibliografia adotada, serão principalmente constituídos por textos em língua inglesa ao nível C1, contribuindo deste modo para reforçar as competências linguísticas. A avaliação, por princípio, é contínua, constituída por dois testes escritos e por um projeto de apresentação oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação dos elementos de avaliação: testes escritos: 25% + 25%%; projeto de apresentação oral: 50%. No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final, com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias teórico-práticas adotadas nesta u.c. (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentivam os alunos a interpretar, de forma ativa e participativa, circunstâncias e fenómenos culturais pertencentes às culturas inglesa e norte-americanas. Deste modo, pretende-se consolidar o espírito crítico do aluno, que reforçará igualmente as suas capacidades de recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais. A redação do trabalho final contribui para aprimorar as competências metodológicas, e a sua apresentação oral reforça as competências orais, promovendo o debate em espaço de sala de aula.
Bibliografia:
Benton, J.R. (2022). The History of Western Art.
Black, J. (2020). A New History of England. History Press.
Bloom, H. (1994). The Western Canon. Harcourt Brace.
Brackett, D. (2019). The Pop, Rock, and Soul Reader: Histories and Debates, OUP
Bradbury, M. (1995). Dangerous Pilgrimages.Secker & Warburg.
Lauter, P. (ed) (2021). The Concise Heath Anthology of American Literature. Heath.
Greenblatt, S. (2018). The Norton Anthology of English Literature. W.W. Norton.
Hole, K. (ed.) (2018). The Routledge Companion to Cinema and Gender. Routledge.
Hobsbawm, E. (1994). Age of Extremes. Michael Josephs
Mathijs, E. & Sexton, J. (2020). The Routledge Companion to Cult Cinema. Routledge.
Trevelyan, G.M. (1986). English Social History, Penguin.
Outras referências serão indicadas (incluindo referências da b-on), de acordo com a especificidade dos pontos do programa.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)