Unidade Curricular: | Código: | ||
Diplomacia Política e Económica | 1142DPEC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Introdução ao conhecimento dos princípios da diplomacia política e económica como instrumento de política internacional. - Compreensão dos diferentes interesses e estratégias dos Estados em que assentam os processos diplomáticos e desenvolvimento e aplicação de estudos de caso sobre a atualidade internacional. - Sensibilizar os alunos para as relações comerciais internacionais como contexto privilegiado da diplomacia económica. - Exposição dos instrumentos e das estratégias de política comercial que dão seguimento a interesses nacionais. Como competências, a UC visa desenvolver a capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos internacionais; a capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; a capacidade de investigação autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à diplomacia política. Evolução e caracterização do Sistema Internacional. Da sociedade internacional à comunidade internacional? Instrumentos de Política Internacional. Actores de direito internacional. Princípios e objetivos da diplomacia política. Convenções internacionais. O serviço diplomático em Portugal e na União Europeia. Diplomacia económica e relações comerciais internacionais. O recurso a instrumentos protecionistas. As estratégias e os argumentos justificativos do protecionismo. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Capítulo I – Com a apresentação dos conceitos fundamentais de diplomacia política pretende-se informar os alunos para o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos diplomáticos contemporâneos. Capítulo II – Tendo por base o contexto das negociações de comércio internacional, e a possibilidade de os países introduzirem restrições à liberalização comercial, pretende-se que os alunos compreendam o desfasamento entre o objetivo geral da multilateralização das trocas e as medidas protecionistas que obedecem a interesses nacionais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Para a componente de diplomacia política, um teste de avaliação de conhecimentos (40%) e um estudo de caso (2 elementos) apresentado em sala de aula (10%). Para a componente de diplomacia económica, um teste de avaliação de conhecimentos (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação. | |||
Bibliografia: | |||
FERNANDES, J.P.T. (2017). O Regresso da Geopolítica, Coimbra: Almedina. KRUEGER, A. O. (2020). International Trade: What Everyone Needs to Know, Oxford: Oxford University Press. MEDEIROS, E. (2013). Economia Internacional: Comércio e Finanças. 9.ª ed., Lisboa: Escolar Editora. MENDES, N. C. e COUTINHO, F. P. (org.) (2014). Enciclopédia das Relações Internacionais, Alfragide: D. Quixote. KISSINGER, H. (2007). Diplomacia, 3ed., Lisboa: Gradiva. KISSINGER, H. (2014). A Ordem Mundial, Alfragide: D. Quixote. PORTO, M. (2016). Teoria da Integração e Políticas da União Europeia. 5ed., Coimbra: Almedina. UNITED NATIONS (2005). Vienna Convention on Diplomatic Relations (1961). | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Pinto Rebelo (ccardoso@ufp.edu.pt) Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt) |