Unidade Curricular:Código:
Diplomacia Política e Económica1142DPEC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Introdução ao conhecimento dos princípios da diplomacia política e económica como instrumento de política internacional.
- Compreensão dos diferentes interesses e estratégias dos Estados em que assentam os processos diplomáticos e desenvolvimento e aplicação de estudos de caso sobre a atualidade internacional.
- Sensibilizar os alunos para as relações comerciais internacionais como contexto privilegiado da diplomacia económica.
- Exposição dos instrumentos e das estratégias de política comercial que dão seguimento a interesses nacionais.
Como competências, a UC visa desenvolver a capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos internacionais; a capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; a capacidade de investigação autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à diplomacia política. Evolução e caracterização do Sistema Internacional. Da sociedade internacional à comunidade internacional? Instrumentos de Política Internacional. Actores de direito internacional. Princípios e objetivos da diplomacia política. Convenções internacionais. O serviço diplomático em Portugal e na União Europeia. Diplomacia económica e relações comerciais internacionais. O recurso a instrumentos protecionistas. As estratégias e os argumentos justificativos do protecionismo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capítulo I – Com a apresentação dos conceitos fundamentais de diplomacia política pretende-se informar os alunos para o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos diplomáticos contemporâneos.
Capítulo II – Tendo por base o contexto das negociações de comércio internacional, e a possibilidade de os países introduzirem restrições à liberalização comercial, pretende-se que os alunos compreendam o desfasamento entre o objetivo geral da multilateralização das trocas e as medidas protecionistas que obedecem a interesses nacionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Para a componente de diplomacia política, um teste de avaliação de conhecimentos (40%) e um estudo de caso (2 elementos) apresentado em sala de aula (10%). Para a componente de diplomacia económica, um teste de avaliação de conhecimentos (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
FERNANDES, J.P.T. (2017). O Regresso da Geopolítica, Coimbra: Almedina.
KRUEGER, A. O. (2020). International Trade: What Everyone Needs to Know, Oxford: Oxford University Press.
MEDEIROS, E. (2013). Economia Internacional: Comércio e Finanças. 9.ª ed., Lisboa: Escolar Editora.
MENDES, N. C. e COUTINHO, F. P. (org.) (2014). Enciclopédia das Relações Internacionais, Alfragide: D. Quixote.
KISSINGER, H. (2007). Diplomacia, 3ed., Lisboa: Gradiva.
KISSINGER, H. (2014). A Ordem Mundial, Alfragide: D. Quixote.
PORTO, M. (2016). Teoria da Integração e Políticas da União Europeia. 5ed., Coimbra: Almedina.
UNITED NATIONS (2005). Vienna Convention on Diplomatic Relations (1961).
Docente (* Responsável):
Carla Pinto Rebelo (ccardoso@ufp.edu.pt)
Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt)