Unidade Curricular:Código:
Democracia e Cidadania777DECI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos sobre os modelos da democracia e cidadania;
(ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos e processos políticos contemporâneos;
(iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre assuntos de participação política;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre democracia e participação política.
Conteúdos Programáticos:
I. Democracia: modelos de democracia; práticas de democracia; estudos de caso.
II. Cidadania: conceito de cidadania; os direitos fundamentais; cidadania da União Europeia; cidadania na ordem jurídica portuguesa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capítulo I – Com a apresentação dos conceitos fundamentais de democracia, seus modelos e aplicação, pretende-se informar os alunos sobre o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos políticos contemporâneos.
Capítulo II – Desenvolver a consciência humana e cívica dos alunos para a necessidade de uma intervenção pessoal e colectiva nos planos político, económico e social. Formação e aplicação dos conhecimentos nos diferentes contextos de desenvolvimento e participação cívica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de dois testes escritos e estudos de caso, respetiva apresentação oral e discussão em sala de aula.
I: 10% estudo de caso + 40% teste; II: 10% estudo de caso + 40% teste
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação; desenvolvimento do espírito crítico
Bibliografia:
I
CATT, H. (1999). Democracy in Practice. London: Routledge.
DRYZEK, J., HONIG, B. e PHILLIPS, A. (eds.) (2008) The Oxford Handbook of Political Theory. Oxford: O.U.P.
HELD, D. (2006). Models of democracy. 3ª ed. Stanford: Stanford U. P.
LIPJHART, A. (2008). Thinking about Democracy…. London: Routledge.
NORRIS, P. (2011). Democratic Deficit: Critical Citizens Revisited. New York: Cambridge University Press.
SANTOS, B. S. (2003). Reinventar a Democracia: … Porto: Ed. Afrontamento
II
Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, 2009.
Comissão Europeia (2017). Relatório sobre os progressos rumo a uma efetiva cidadania da UE 2013-2016, Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social e ao Comité das Regiões, Bruxelas, 24.1.2017, COM(2017) 32 final.
Conselho da Europa, Convenção Europeia dos Direitos do Homem, 1950.
Docente (* Responsável):
Claudia Ramos (cramos@ufp.edu.pt)
Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt)