Unidade Curricular:Código:
Capital Humano e Competitividade777CHCP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Tópico I: O aluno deverá ser capaz de caraterizar os diferentes componentes do capital humano; identificar nomes relevantes que estiveram na sua emergência; discutir o papel de diferentes fontes de desenvolvimento do capital humano ao longo do ciclo de vida.
Tópico II: identificar diferentes processos de gestão do capital humano nas organizações; caraterizar os diferentes processos de gestão de capital humano analisados; discutir a importância dos processos de gestão de capital humano analisados para a competitividade organizacional.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - Capital Humano e Competitividade: Contextualização
1.1 Capital humano: emergência e caraterização
Tópico II - Processos de Gestão de Capital Humano
- Atrair
- Desvincular
- Reter
- Avaliar
- Formar e desenvolver
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tópico I: Caraterização dos diferentes componentes do capital humano e distinção entre capital intelectual e capital humano; Perspetiva de Theodore Schultz, Gary Becker e Jacob Mincer em relação ao capital humano; variáveis que influenciam o desenvolvimento do capital humano ao longo do ciclo de vida.
Tópico II: Caraterização de diferentes processos de gestão de capital humano e o seu impacto na dinâmica organizacional e na sua competitividade: Descrição e análise de funções; seleção de capital humano; motivação; avaliação de desempenho; desenvolvimento de capital humano e desvinculação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional na sua atividade futura, em contexto de trabalho. Os métodos de aprendizagem procuram, também, dotar os alunos de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, a públicos diversos (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Bibliografia:
[ ] Becker, G. (1994). Human Capital: A theoretical and empirical analysis with special reference to education (3rd Edition): The University of Chicago Press. [Library UFP]
[ ] Brandão, M. F. (2006). Stock de capital humano, fraude académica, e corrupção. Uma análise intra e inter países. Tese de doutoramento apresentada à FEP, Porto. (Cap. 1) [resources UFP-UV]
[ ] Cunha, M. P. et al (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo. [Library UFP]
[ ] Davenport, T. O. (2001). Capital humano: O que é e por que as pessoas investem nele. São Paulo: Nobel. [Library UFP]
[ ] Luthans, F., Youssef-Morgan, C. M. (2017). Psychological capital: An evidence-based positive approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior. Vol. 4: 339-366 [B-On]
[ ] Papakonstantinou, M. A. (2017). Understanding the effects of human capital on economic growth. [Groningen]: University of Groningen, SOM research school. PhD thesis [On-line]