Unidade Curricular: | Código: | ||
Antropologia Cultural | 1142ACUL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se promover aplicação os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. Promover-se-á o assimilar de uma perspectiva geral da Antropologia como disciplina que visa o estudo dos sistemas sociais e culturais, e nos permite descodificar a estrutura das suas práticas. Abordar -se-á sucintamente o percurso e os momentos mais relevantes da teoria e da prática da Antropologia social, bem assim como algumas das áreas temáticas mais pertinentes no seu âmbito, abordando alguns dos temas mais relevantes para a caracterização e entendimento das culturas humanas. Visa-se promover a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na aérea de entendimento de dinâmicas sociais, que habilite os discentes a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
UL1 1.Antropologia Cultural: definição 2. A antropologia: Expansão marítima europeia, Colonialismo e Ciências naturais 3.O evolucionismo do sec XIX 3.1. a formulação na biologia 3.2. A evolução dos tipos de famílias de L Morgan - e sua ligação com a ideia de propriedade (e seus direitos)A evolução dos tipos de famílias de L Morgan - e sua ligação com a ideia de propriedade (e seus direitos) 4. Etnografia: características do método etnográfico 5. A mudança intepretativista do sec XX. A emergência das abordagens sincrónicas na explicação da diferença e semelhança cultural 6. o Funcionalismo: a sociedade como um organismo vivo 6.1. O kula como instituição social 7. Cultura como classificação 7.1. Cultura: o modelo da 'duna' UL2 8. Cultura como estrutura 8.1. Estruturo-funcionalismo 8.2. Estruturalismo 9. Parentesco e pertença 10. cultura material e pessoas 11. pessoa e sentido do EU | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa promove a aprendizagem segundos os objetivos listados ao intercalar pontos sobre corrente teóricas com elementos de constituição de unidades sociais (ex: parentesco), ao mesmo tempo que evidenciará de modo claro a abordagem que é especificamente antropológica (ex: etnografia como método) | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo dois testes escritos (50% + 50%) A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver e a ser demosntrada na avaliação escrita. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Bibliografia: | |||
Bolten, J. (2014). "The Dune Model – or: How to Describe Cultures", AFS Intercultural Link, vol5:2, p4-6 Boskovic, A. (2005). "Socio-cultiral antrhopology today: an overview". CAMPOS - Revista de Antropologia Social · December, p11-26 Colleyn, J.-P. (2015). Elementos de antropologia social e cultural. Lisboa: Edições 70 Geertz, C, e Clifford, J, et al, (1991). El surgimiento de la antropología Posmoderna. Barcelona:Ed Guedisa. Peoples, J. and Bailey, G. (2017). Humanity: An Introduction to Cultural Anthropology. Boston: Cengage Learning. Sutton, M. (2022). A concise introduction to cultural anthropology. New York: Sage. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt) |