Unidade Curricular:Código:
Antropologia Cultural1142ACUL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se promover aplicação os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. Promover-se-á o assimilar de uma perspectiva geral da Antropologia como disciplina que visa o estudo dos sistemas sociais e culturais, e nos permite descodificar a estrutura das suas práticas. Abordar -se-á sucintamente o percurso e os momentos mais relevantes da teoria e da prática da Antropologia social, bem assim como algumas das áreas temáticas mais pertinentes no seu âmbito, abordando alguns dos temas mais relevantes para a caracterização e entendimento das culturas humanas. Visa-se promover a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na aérea de entendimento de dinâmicas sociais, que habilite os discentes a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes
Conteúdos Programáticos:
UL1
1.Antropologia Cultural: definição
2. A antropologia: Expansão marítima europeia, Colonialismo e Ciências naturais
3.O evolucionismo do sec XIX
3.1. a formulação na biologia
3.2. A evolução dos tipos de famílias de L Morgan - e sua ligação com a ideia de propriedade (e seus direitos)A evolução dos tipos de famílias de L Morgan - e sua ligação com a ideia de propriedade (e seus direitos)
4. Etnografia: características do método etnográfico
5. A mudança intepretativista do sec XX. A emergência das abordagens sincrónicas na explicação da diferença e semelhança cultural
6. o Funcionalismo: a sociedade como um organismo vivo
6.1. O kula como instituição social
7. Cultura como classificação
7.1. Cultura: o modelo da 'duna'
UL2
8. Cultura como estrutura
8.1. Estruturo-funcionalismo
8.2. Estruturalismo
9. Parentesco e pertença
10. cultura material e pessoas
11. pessoa e sentido do EU
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa promove a aprendizagem segundos os objetivos listados ao intercalar pontos sobre corrente teóricas com elementos de constituição de unidades sociais (ex: parentesco), ao mesmo tempo que evidenciará de modo claro a abordagem que é especificamente antropológica (ex: etnografia como método)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
dois testes escritos (50% + 50%)
A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver e a ser demosntrada na avaliação escrita. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Bibliografia:
Bolten, J. (2014). "The Dune Model – or: How to Describe Cultures", AFS Intercultural Link, vol5:2, p4-6
Boskovic, A. (2005). "Socio-cultiral antrhopology today: an overview". CAMPOS - Revista de Antropologia Social · December, p11-26
Colleyn, J.-P. (2015). Elementos de antropologia social e cultural. Lisboa: Edições 70
Geertz, C, e Clifford, J, et al, (1991). El surgimiento de la antropología Posmoderna. Barcelona:Ed Guedisa.
Peoples, J. and Bailey, G. (2017). Humanity: An Introduction to Cultural Anthropology. Boston: Cengage Learning.
Sutton, M. (2022). A concise introduction to cultural anthropology. New York: Sage.