Unidade Curricular: | Código: | ||
Teoria e História das Relações Públicas, da Publicidade e do Marketing | 1111THRP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover o conhecimento da evolução histórica do Marketing, da Publicidade e das Relações Públicas Compreender a relação das três disciplinas e contextualizá-las no quadro das Ciências da Comunicação. Identificar e usar os principais conceitos de cada área de estudo Perceber a especificidade do trabalho de cada uma das profissões. No final da Unidade Curricular o aluno deverá: Dominar o referencial conceptual de base de cada área de estudo/ trabalho. Ser capaz de ler criticamente textos de trabalho e textos académicos das três disciplinas. Compreender as diferentes áreas de actuação de um marketeer, de um publicitário e de um relações públicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Marketing 1.1 Conceito e fundamentos de Marketing 1.2 Evolução da aplicação do Marketing 1.3 Marketing Mix 1.4 Segmentação 1.5 Posicionamento 1.6 Marca 1.7 Marketing digital 1.8 Marketing aplicado: Business to business; marketing de serviços; marketing social 2. Estratégia integrada de comunicação 3. Publicidade 3.1 Conceito e fundamentos de publicidade 3.2 Evolução da publicidade 3.3 Intervenientes no mercado publicitários 3.4 Etapas de uma campanha publicitária 3.5 Avaliação do impacto da publicidade 4. Relações Públicas 4.1 Conceito e fundamentos de Relações Públicas 4.2 Evolução das Relações Públicas 4.3 Objetivos das Relações Públicas 4.4 Públicos das Relações Públicas 4.5 Meios e técnicas de relações públicas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área do Marketing, da Publicidade e das Relações Públicas, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos, modelos e técnicas relativos a estas áreas. Simultaneamente procura-se transmitir um conjunto de ferramentas de maior aplicação prática em sintonia com a realidade do mercado atual nestas áreas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, modelos e técnicas relativos à teoria e história das relações públicas, da publicidade e do marketing com base na bibliografia da unidade curricular. A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter essencialmente prático e de um teste escrito. (50% + 50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual da unidade curricular. A componente de aplicação é exercitada no trabalho prático, sempre sob o acompanhamento do docente. | |||
Bibliografia: | |||
Baynast et al. (2018). Mercator 25 Anos. Dom Quixote. ISBN: 9789722065917 Gralpois, B. (2019). Agency Mania (2nd ed.) New York, Beaufort Books Gunning, E. (2019). Public Relations: A practical Approach. Red Globe Press. ISBN 978-1-352-00278-2 Kotler et al (2013) Principles of Marketing European Edition. Pearson. ISBN 978-0-273-74297-5 Kotler, P. ,Jaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 : mudança do tradicional para o digital Coimbra : Conjuntura Actual. Lendrevie et al. (2013). Publicitor – comunicação 360º online/offline. Lisboa, Dom Quixote Lindon, D. et al. (2008). Mercator XXI. Teoria e prática do marketing. (11ª ed.). Lisboa, Dom Quixote. Vasco, R. (2015). Assessoria de imprensa: fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas | |||
Docente (* Responsável): | |||
Andreia Galhardo (galhardo@ufp.edu.pt) Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt) |