Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Informação e de Arquivo1111SAI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software e discutir do seu impacte;
• Proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre sistemas e tecnologias de informação que possam ser aplicados nas futuras carreiras profissionais.
Conteúdos Programáticos:
1. Conceitos de Sistemas de Informação
1.1 A informação, o ser humano e o computador
1.2 Fundamentos sobre Sistemas de Informação
1.3 A utilização dos Sistemas de Informação nas organizações
1.4 Desafios e oportunidades para a utilização de Sistemas de Informação
2. Complementos de Tecnologias de Informação
2.1 A avaliação da tecnologia
2.2 Tendências nas Tecnologias de Informação
2.3 Multimédia, hipermédia e realidade virtual
2.4 Telecomunicações e redes de dados
2.5 Consequências organizacionais e sociais
3. Funções de um Sistema de Informação e o recurso informação
3.1 Funções do Sistema de Informação
3.2 Funções da informação
3.3 Necessidades de informação
3.4 Tratamento de informação
3.5 Modelização de dados
3.6 Normalização de dados
3.7 As bases de dados
4. A resolução de problemas nos Sistemas de Informação
4.1 A Análise de problemas e o raciocínio crítico
4.2 Projeto de Sistemas de Informação
4.3 Implementação de Sistemas de Informação
4.4 Abordagens alternativas de conceção
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos apresentados para a unidade curricular de Sistemas de Informação estão alinhados com as sugestões e boas práticas internacionais, nomeadamente com as especificadas pela IS 2010 (Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems), proposto pela ACM (Association for Computing Machinery, EUA) e AIS (Association for Information Systems). Neste contexto é proposto o estudo de Sistemas de Informação tendo em conta uma abordagem sistémica e uma visão socio-tecnologica para o uso e exploração de computadores e redes e de suporte ao fluxo de informação nas organizações. Os conteúdos proporcionam, em quatro partes, uma introdução dos conceitos, o enquadramento da tecnologia; as funções dos sistemas de informação e, por último, a aplicação de sistemas de informação para a resolução de problemas. Trata-se de uma introdução que proporciona uma visão global e reforça a importância de uma abordagem sistémica, possibilitando a aquisição de competências e o uso
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas apresentam os conceitos com base em estratégias expositivas, complementadas pelo uso, sempre que considerado adequado, de meios audiovisuais e do recurso a exemplos e ao uso da World Wide Web para ilustrar e permitir associar os conceitos teóricos, com exemplos reais e situações concretas.
As aulas Teórico-práticas são desenvolvidas com base na apresentação de casos de estudo que ilustram os conceitos e os aplicam, complementados por uma lista de exercícios para assegurar que o aluno adquire as competências.necessárias para a resolução dos problemas apresentados. Nos temas onde se proporcione um uso de computadores tal é incentivado.
O método de avaliação compreende duas componentes, considerando uma estratégia de avaliação contínua.
A avaliação compreende uma prova, incidindo sobre conteúdos associados ao programa processado até ao momento do teste com um peso de 80% da nota final, incluindo uma parte descritiva e a resolução de pelo menos dois problemas práticos val
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Procura-se introduzir a importância de uma abordagem mais sistémica para a exploração de rede e computadores de modo a proporcionar uma visão alargada do impate que a Engenharia Informática pode proporcionar numa organização. Adicionalmente é estimulado o uso da Internet como espaço de procura de informação, da sua exploração enquanto plataforma e também para a divulgação e interação do esforço de aprendizagem de modo a relacionar os Sistemas de Informação e a sua relevância, com o recurso informação e a multiplicidade das suas ocorrências.
Bibliografia:
[1] GOUVEIA, L. B. Sistemas de Informação para a Sociedade de Informação e do Conhecimento - transparências, Reprografia da UFP, 2014.
[2] GOUVEIA, L. B. e RANITO, J. Sistemas de informação para gestão. Colecção Inovação nas Autarquias. SPI/Principia, 2004.
[3] GOUVEIA, L. B. Documentação de apoio às aulas práticas. Propostas e exercícios resolvidos. Reprografia da UFP, 2014.
[A] LAUDON, K. C. and LAUDON, J. P. - Management Information Systems, Managing the digital firm, 9th Edition - Prentice Hall, ISBN: 0131538411; 2005.
[B] McNURLIN, B. and SPRAGUE, R. Information Systems Management in Practice (7th Edition). Prentice Hall; ISBN: 0131854712; 2005.
[C] ALVER, S. Information Systems: Foundation of E-Business (4th Edition) Prentice Hall; ISBN: 0130617733, 2002.