Unidade Curricular:Código:
Relações Públicas e Assessoria de Comunicação1111RPAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Entender as funções da actividade de Relações Públicas e Assessoria da Comunicação;
- Apreender a logística da comunicação;
- Obter competência para operar instrumentos e técnicas de Relações Públicas;
- Obter capacidade de produção de materiais e eventos comunicacionais;
- Desenvolver competências para gerir a relação com os órgãos de comunicação social;
Conteúdos Programáticos:
1.Relações públicas: Conceitos e fundamentos
2. Imagem institucional e corporate brand
3. Comunicação de crise
4. Assessoria de Imprensa
5. Comunicação interna e auditoria de comunicação
6. Comunicação digital
7. Responsabilidade Social Empresarial
8. Patrocínio
9. A gestão de serviços
10. O plano de comunicação e a gestão de meios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino: Aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais
Avaliação: Teste e trabalhos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Villafañe, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Silabo.
Ribeiro, V. (2015) Os bastidores do poder : como spin doctors, políticos e jornalistas moldam a opinião pública portuguesa Coimbra, Almedina
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Gunning, E. (2018). Public Relations: A Practical Approach. Macmillan
Caywood, C. (2012) The Handbook of Strategic Public Relations and Integrated Marketing Communications. McGrawhill
Seitel. F. (2016). The Practice of Public Relations, Global Edition, 13/E. Pearson