Unidade Curricular: | Código: | ||
Laboratório de Rádio | 1111LRAD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objectivos de aprendizagem 1. Dotar os alunos com as competências para selecionar, escrever e, digitalmente, editar peças de comunicação, de acordo com a linguagem e o estilo radiofónico. 2. Promover o desenvolvimento de competências transversais ao saber-fazer relativamente à linguagem dos géneros informativos radiofónicos. 3. Reconhecer as novas técnicas de rádio na era digital 4. Utilização do áudio para as diferentes plataformas e discursos comunicacionais 5. Reconhecer e praticar a informação e entretenimento na programação radiofónica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Escrever para ser ouvido. 2. Da captação do som à construção do texto radio jornalístico. 2.1. Notícia, entrevista e reportagem em rádio. 3. A utilização do áudio para outros discursos 3.1. Publicidade 3.2. Programas de entretenimento | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Todos os conteúdos programáticos são orientados para a aquisição das técnicas de expressão radiojornalística e de competências relacionadas com a captura de som e edição audio. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A estratégia de ensino-aprendizagem é teórico-prática e laboratorial, pretendendo-se simular o ambiente de uma redação em rádio. A avaliação da disciplina é feita de uma forma contínua através: a) De um teste escrito (30%) b) De um portefólio de pequenos trabalhos desenvolvidos em sala de aula (20%) c) De um trabalho individual de construção de um podcast/programa de rádio (30%) d) De um portefólio de trabalhos práticos desenvolvidos no estúdio de rádio (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular orientada para a aquisição de competências técnicas no domínio do radiojornalismo e entretenimento em rádio, a metodologia de ensino deve ser, como é, teórico-prática e laboratorial. | |||
Bibliografia: | |||
GANZ, Pierre (1995) A reportagem em rádio e televisão, Mem Martins: Inquérito. MONTANT, HENRI (2002) A entrevista escrita e o perfil. Lisboa: Inquérito, D.L. MENESES, João Paulo (2016). Jornalismo radiofónico. [ebook]. Centro de estudos de comunicação e sociedade. Braga, Universidade do Minho. REIS, Isabel (2011). A reconfigurão da temporalidade da rádio na era da internet, Comunicação e Sociedade, vol 20, pp. 13-28. REIS, Isabel (2013). As notícias nos sites de rádio: contributos para a identidade da notícia ciber-radiofónica, Livro de Actas do II COBCIBER, pp. 224-243. Sousa, Jorge Pedro e Aroso, Inês (2003). Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos (princípios de radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo online). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. CURVELO, Rita (2021). A rádio musical no panorama ibérico. Porto: Media XXI. |