Unidade Curricular:Código:
Laboratório de Rádio1111LRAD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos de aprendizagem
1. Dotar os alunos com as competências para selecionar, escrever e, digitalmente, editar peças de comunicação, de acordo com a linguagem e o estilo radiofónico.
2. Promover o desenvolvimento de competências transversais ao saber-fazer relativamente à linguagem dos géneros informativos radiofónicos.
3. Reconhecer as novas técnicas de rádio na era digital
4. Utilização do áudio para as diferentes plataformas e discursos comunicacionais
5. Reconhecer e praticar a informação e entretenimento na programação radiofónica.
Conteúdos Programáticos:
1. Escrever para ser ouvido.
2. Da captação do som à construção do texto radio jornalístico.
2.1. Notícia, entrevista e reportagem em rádio.
3. A utilização do áudio para outros discursos
3.1. Publicidade
3.2. Programas de entretenimento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Todos os conteúdos programáticos são orientados para a aquisição das técnicas de expressão radiojornalística e de competências relacionadas com a captura de som e edição audio.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A estratégia de ensino-aprendizagem é teórico-prática e laboratorial, pretendendo-se simular o ambiente de uma redação em rádio.
A avaliação da disciplina é feita de uma forma contínua através:
a) De um teste escrito (30%)
b) De um portefólio de pequenos trabalhos desenvolvidos em sala de aula (20%)
c) De um trabalho individual de construção de um podcast/programa de rádio (30%)
d) De um portefólio de trabalhos práticos desenvolvidos no estúdio de rádio (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular orientada para a aquisição de competências técnicas no domínio do radiojornalismo e entretenimento em rádio, a metodologia de ensino deve ser, como é, teórico-prática e laboratorial.
Bibliografia:
GANZ, Pierre (1995) A reportagem em rádio e televisão, Mem Martins: Inquérito.
MONTANT, HENRI (2002) A entrevista escrita e o perfil. Lisboa: Inquérito, D.L.
MENESES, João Paulo (2016). Jornalismo radiofónico. [ebook]. Centro de estudos de comunicação e sociedade. Braga, Universidade do Minho.
REIS, Isabel (2011). A reconfigurão da temporalidade da rádio na era da internet, Comunicação e Sociedade, vol 20, pp. 13-28.
REIS, Isabel (2013). As notícias nos sites de rádio: contributos para a identidade da notícia ciber-radiofónica, Livro de Actas do II COBCIBER, pp. 224-243.
Sousa, Jorge Pedro e Aroso, Inês (2003). Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos (princípios de radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo online). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
CURVELO, Rita (2021). A rádio musical no panorama ibérico. Porto: Media XXI.