Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temas da História e do Jornalismo (Séculos XVIII-XXI) | 774GTHJ | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI; (ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste período; (iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo; (IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente; (v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais momentos e fenómenos do século XIX e XXI. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações 2. A ideologia liberal (correntes) 3. A ideia democrática e socialismo 4. Nação, guerra e relações internacionais 5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África GTH - XX-XXI 1. A Primeira Guerra Mundial 2. Os loucos anos 20 3. Os fascismos e ditaduras 4. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria 5. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo 6. A erosão do Socialismo; apogeu e crise do Ocidente 7. A globalização e seus impactos Balanço final *** II Parte – Grandes temas do Jornalismo, sécs. XVII-XX 1. A imprensa portuguesa no Antigo Regime 2. A imprensa oitocentista portuguesa 3. A imprensa e o jornalismo no Estado Novo 4. 25 de Abril no jornalismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história dos séculos XVIII a XX e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. A nota da unidade letiva de GTH pode ser majorada pela realização de um trabalho prático. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes. | |||
Bibliografia: | |||
Berstein, S. e Milza, P. (2006), História da Europa. Do Séc. XIX ao início do Séc. XXI, Editora Plátano. Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo, Lisboa: Presença. Morris, J.E. (2015). Europe in the XIX Century (1815–1914). London: Cambridge University Press. Polanyi, K. P. (2012), A Grande Transformação... Lisboa: Edições 70. Gilbert. M. (2009). História do século XX, Lisboa: Dom Quixote. Rémond, R. (2017), Introdução à História do Nosso Tempo. Lisboa: Gradiva. CONBOY. M. (2004). Journalism: A Critical History. London: Sage. SOUSA, J. P. (2013): Jornalismo em Portugal no Alvorecer da Modernidade. Lisboa: Media XXI. SOUSA, J. P., coord. et al. (2008): Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: UFP. SOUSA, J. P., HOHLFELDT, A.; BARBOSA, M. e LIMA, H., orgs. (2014): A History of Journalism in the Portuguese Speaking Countries. Lisboa: Media XXI. SOUSA, J. P. org. (2018): Notícias em Portugal. Lisboa: ICNOVA. |