Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação VI: Economia e Política | 1111GRC6 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aplicação de princípios teóricos à identificação crítica da cultura e do seu significado civilizacional. Capacitar o estudante para manusear, seleccionar e organizar textos e problemas de natureza cultural e científica. Capacitar o estudante com vocabulário e meios intelectuais que lhe permitam produzir um discurso cultural fundamentado, coerente e atento à actualidade. Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa adoptar uma a atitude reflexiva e esclarecida perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da Cultura e da Ciência. Desta forma procura-se que estudante domine dimensões da Cultura e da Ciência veiculadas pelos media com o objectivo de valorizar desempenhos profissionais nas áreas da comunicação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. As diferentes concepções de Cultura 2. Cultura, memória e história 3. Os fenómenos de massificação cultural 4. Cultura e sociedade: criadores, consumidores e instituições 5. A Cidade como figura cultural 6. Políticas culturais públicas 7. A heterogeneidade das práticas culturais 8. Palavras, imagens e sons com significado canónico 9. Tendências e dissidências na Cultura contemporânea 10. A Comunicação como projecto científico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da diversidade problemática da Cultura e da Ciência com a necessidade de compreensão do papel civilizacional destas duas manifestações da criatividade e do saber. Considerando que, na realidade contemporânea, a presença social da Cultura e da Ciência se manifesta através de contextos institucionais e mediáticos, os conteúdos aqui definidos visam dotar o estudante de uma gramática e de consequentes conhecimentos, que lhe permitam elaborar uma visão autónoma e crítica da pluralidade do mundo. Ao fornecerem o enquadramento teórico-prático que permite compreender e justificar o valor da Cultura e a pertinência da Ciência, sobretudo na sua vertente social e humana, os conteúdos aqui apresentados tornam possível ao estudante manipular textos e discursos indissociáveis de uma anatomia do real, aqui entendida como símbolo de uma exigência de atenção e capacidade de observação requeridas em desempenhos profissionais na área da comunicação | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Lições e orientação tutorial Testes, trabalhos e exposições orais | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos teóricos e à aprendizagem de um vocabulário especializado, base indispensável, para a elaboração de uma “enciclopédia pessoal”, aqui também entendia como instrumento de trabalho essencial nas áreas da comunicação. Por outro lado a metodologia adoptada tem a preocupação de possibilitar ao aluno a sistematização da sua experiência pessoal, incentivando-o a alcançar o sentido dos discursos e das práticas culturais e científicas. As metodologias privilegiam ainda o tratamento de conteúdos mediáticos, a sua leitura/visualização e interpretação com o objectivo de fomentar no estudante o hábito do manuseamento dos media de acordo com uma gramática da comunicação que, devido ao seu enfoque cultural e científico, estimule e conhecimento individual e a curiosidade. A relação entre a metodologia e os objectivos remete para a procura de uma coerência entre o trabalho profissional na comunicação e a capacidade de argumentação culturalmente legitimada. | |||
Bibliografia: | |||
Bauman, Zygmunt, “Liquid Modernity”, Polity Press, Cambridge, 2011 Bourdieu, Pierre; “The Oxford Handbook of Pierre Bourdieu”, Edited by Thomas Medvetz and Jeffrey J. Sallaz, Oxford University Press, Oxford, 2018 Campbell, Tom; Davis, Mark; Palmer, Jack “Hidden Paths in Zygmunt Bauman’s Sociology: Editorial Introduction”, Theory, Culture & Society,2018 b-on Larceneux, Fabrice; Caro, Florence; Krebs, Anne; The Reaction of Visitors to Contemporary Art in a Classical Art Institution: A Louvre Museum Case Study. International Journal of Arts Management,2016 b-on Ferin, I. ; Comunicação e culturas do quotidiano, Quimera, Lisboa, 2002 Schwanitz, Dietrich, "Cultura" D. Quixote/Expresso, Lisboa, 2015 Steiner, Georges; No castelo do Barba Azul" Relógio d´Água, Lisboa, 1993 BFP SAC 008/STE/47882 Vihalem, Margus; “Everyday aesthetics and Jacques Rancière: reconfiguring the common field of aesthetics and politics”, Journal of Aesthetics & Culture, Vol 10, 2018 b-on |