Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação V: Cultura e Ciência | 1111GRC5 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da economia política e da política económica, com particular ênfase para a crise a reforma da zona euro; (ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos político-económicos contemporâneos; (iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre a crise e a reforma da zona euro; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre a crise e a reforma da zona euro. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Capítulo I – Conceitos fundamentais: economia e finanças públicas. Capítulo II – Conceitos fundamentais: integração monetária europeia. Capítulo III – Origem e evolução da crise da zona euro. Capítulo IV – Análise e discussão de artigos (científicos e da imprensa) sobre a crise da zona euro. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Capítulo I – Pretende-se informar os alunos para o substrato teórico e conceptual inerente à compreensão dos fenómenos que interessam à crise e a reforma da zona euro. Capítulo II – Com a apresentação das bases teóricas do processo de integração monetária europeia pretende-se levar ao conhecimento dos alunos o contexto da União Económica e Monetária. Capítulo III – Com a descrição dos acontecimentos que estiveram na origem da crise da zona euro (crise financeira, crise económica e crise da dívida soberana) pretende-se alterar os alunos para os fenómenos que desencadearam a presente crise da zona euro. Capítulo IV – Com a apresentação e discussão em sala de aula de artigos (de imprensa e científicos) sobre a crise e a reforma da zona euro e os desafios da pandemia do Covid-19 pretende-se sensibilizar os alunos para uma participação ativa na investigação de assuntos (passados ou contemporâneos) que interessam ao assunto central para a unidade curricular. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de dois trabalhos escritos, respetivas apresentações orais e discussão em sala de aula, com a seguinte ponderação: 1.º trabalho: 30%; 2.º trabalho: apresentação oral: 30%; trabalho escrito: 40%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Alexandre, F., Aguiar-Conraria, L. e Bação, P. (2016), Crise a Castigo (...), Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2) Gonçalves, José Renato (2019), O Euro: Balanço e Perspetivas, Coimbra: Almedina. (3) De Grauwe, P. (2020), Economics of Monetary Union, 13.ª edição, Oxford University Press. (4) Matthijs, M. e Blythe, M. (eds.) (2015), The Future of the Euro, Oxford University Press. (5) Mody, A. (2018), Euro Tragedy: A Drama in Nine Acts, Oxford University Press. (6) Mendonça Pinto, A. (2019), O Euro: Desafios e Reformas, Univ. Católica Editora. (7) Pisany-Ferry, J. (2014), The Euro Crisis and its Aftermath, Oxford University Press. (8) Randall Henning, C. (2017), Tangled Governance: International Regime Complexity, the Troika, and the Euro Crisis, Oxford University Press. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Ponce de Leão (ivaz@ufp.edu.pt) Renato Essenfelder (ressenfelder@ufp.edu.pt) |