Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação IV: Editorialismo e Articulismo1111GRC4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular as competências são as seguintes:
1 - Compreender e contextualizar a noção de 'editorial';
2 - Compreender e contextualizar a noção de 'artigo de opinião;
3 - Distinguir de forma clara 'editorial' de 'artigo de opinião'.
4 - Compreender as noções de pós-verdade, manipulação e mentira;
5 - Compreender, contextualizar e discutir o tópico da liberdade de expressão.
Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos;
1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico, as características de um editorial e de um artigo de opinião;
2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.
Conteúdos Programáticos:
A opinião pública.
Pós-verdade, manipulação, mentira e fake news.
A liberdade de expressão.
Liberdade de expressão e democracia.
A crise da evidência.
Editorial e artigo de opinião. Contexto e diferenças
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, inerentes ao próprio nome da unidade curricular, constituem o ponto de partida teórico e prático que permite alcançar os objectivos enunciados.
Através da análise e discussão destes dois marcos fundamentais do jornalismo -o editorial e o artigo de opinião- procurar-se-á não apenas dar resposta aos pontos conceptuais dos objectivos de aprendizagem, mas também à dimensão de intervenção cívica que está subjacente a esta unidade curricular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua: teste, trabalho oral individual, com discussão em sala de aula. Participação na aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A realização contínua de trabalhos,de acordo com o que está indicado em cima, permite aos alunos um contacto directo e actual com exemplos de editoriais e artigos de opinião de jornais de referência nacionais e estrangeiros. Desta forma cumprem-se os dois objectivos principais desta unidade curricular: o conhecimento teórico e a experiência prática e cívica.
Bibliografia:
Ferraris, M. (2018). Mobilização total. Lisboa, Edições 70.
Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade. Estudos em Comunicação. Volume I, nº 26, pp. 301/309.
Coll. S. e outros. (2015). An anatomy of a journalistic failure. Rolling Stone.
Hume, M. (2015). Trigger Warning: Is the Fear of Being Offensive Killing Free Speech? London, HarperCollins.
Le, E. (2008). Editorials' genre and media roles: Le Monde's editorials from 1999 to 2001, Journal of Pragmatics, pp. 1727-1748.
North, S, Piwek, L & Joinson, A (2019). Battle for Britain: Analysing drivers of political tribalism in online discussions about Brexit. CEUR Workshop Proceedings, vol. 2411, pp. 27-29.
Nichols, T. (2018). A Morte da Competência. Lisboa, Quetzal.
Santos, F. P. (2017). Pós-verdade e ciência nos EUA com o Sr. Donald Trump. Público, 5 de Janeiro.
Docente (* Responsável):
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt)