Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação III: Entrevista e Reportagem | 1111GRC3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dominar as diferenças entre géneros jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos, sabendo identificá-los. Compreender os mecanismos de planeamento, de investigação e de apresentação de trabalhos jornalísticos em formato de entrevista e de reportagem. Ser capaz de produzir entrevistas e reportagens em várias plataformas mediáticas. Saber comunicar informações aprofundadas de natureza jornalística a públicos não especializados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Géneros jornalísticos; - a entrevista jornalística; - a entrevista promocional; - a reportagem e técnicas de jornalismo investigativo; - edição e técnicas de divulgação de informação jornalística. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A produção de conteúdos mediáticos nesta área permite ao aluno uma reflexão teórica sobre a matéria bem como a aprendizagem de técnicas de construção jornalística. De modo a dominar a prática de entrevista e de reportagem, é fundamental que o aluno possua a base teórica de compreensão dos diferentes tipos e fundamentos de entrevistas e de como elas se articulam na produção de reportagens norteadas pelos princípios da ética, do pluralismo e da diversidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. As metodologias de ensino são expositivo-interrogativas e práticas, baseadas em oficinas de pesquisa de informação jornalística e entrevistas orientadas à produção de uma grande reportagem (Project Based Learning). O regime de avaliação contínua é composto por um momento de conferência de imprensa (20%), em que os alunos são avaliados quanto à capacidade de articular questões a um convidado e produzir um texto a partir dessa experiência; um momento de entrevista em estúdio de televisão (30%), em que os discentes exercitam tanto perguntas quanto respostas, debate e argumentação; a elaboração de uma reportagem final que aprofunde a discussão sobre um tema de interesse público (40%) e um exame teórico e de verificação de leitura de uma Grande Reportagem (10%). Em todos os itens aplica-se o Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia expositiva e interrogativa, lastreada na leitura e discussão de textos académicos e jornalísticos, fundamenta teoricamente o aluno para que possa exercer a prática da entrevista e da reportagem de modo consciente e crítico. No âmbito prático, o contato com fontes de informação, seja em ambiente simulado de sala de aula, seja fora do ambiente académico, fomenta no aluno competências fundamentais para a plena realização da entrevista em comunicação, tais como a capacidade de foco e de escuta, a desenvoltura, a expressividade, a capacidade de observação e de improviso, a clareza e objetividade do discurso. Por fim, o projeto de realização de uma grande reportagem materializa os conhecimentos teórico-práticos discutidos e exercitados ao longo do curso em uma peça de maior envergadura e profundidade, estimulando o aluno à reflexão e obrigando-o a planear de modo atento e disciplinado as etapas de execução do projeto. | |||
Bibliografia: | |||
Coelho, P., Reis, A. I., & Bonixe, L. (2021). Manual de Reportagem. Fernandez del Moral, J. (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona, Ariel. Godinho, J. (2011) As Origens da Reportagem. Lisboa, Livros Horizonte. Gutsche, R. (2018) Geographies of Journalism: The Imaginative Power of Place in Making Digital News (Disruptions). London, Routledge. Künsch, D. A. (2000). Maus pensamentos: os mistérios do mundo e a reportagem jornalística. São Paulo, Annablume. Rosenstiel, T. (2014) The Elements of Journalism. New York, Three Rivers Press. Vegar, J. (2001). Reportagem: uma antologia. Lisboa, Assírio & Alvim. Ward, S. (2018) Ethical Journalism in a Populist Age: The Democratically Engaged Journalist. New York, Rowman & Littlefield Publishers. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Renato Essenfelder (ressenfelder@ufp.edu.pt) |