Unidade Curricular: | Código: | ||
Fontes de Informação e Bibliografia | 1111FIB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Promover o conhecimento das fontes de informação científica nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades, b) Desenvolver as técnicas de pesquisa dos diferentes tipos de fontes de informação científica, c) Adquirir competências de pesquisa, acesso e uso de fontes de informação, d) Conhecer e distinguir as fontes de informação genéricas e especializadas, e) Desenvolver trabalho autónomo de pesquisa e classificação de fontes de informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à disciplina: Epistemologia da Ciência da Informação 1. Horizontes da informação: influências culturais e tecnológicas 1.1. Evolução do conceito de informação e de fontes de informação 1.2. Tipos de fontes de informação científica 1.3. Fontes de informação genéricas e especializadas 1.4. Literacia informacional: pesquisa, acesso e uso 2. A bibliografia como instrumento de pesquisa do conhecimento 2.1. Conceito e evolução histórica 2.2. Funções das bibliografias 2.3. Tipologia das bibliografias 3. A classificação das pesquisas científicas quanto aos objetivos e às formas de abordagem 4. Questões específicas das pesquisas de informação científica - pesquisa em bases de dados e outras fontes de informação de caráter académico e científico 4.1. Planificação da pesquisa 4.2. Elaboração e apresentação das pesquisas 5. Métodos e técnicas de elaboração de trabalhos científicos Balanço final | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que o discente no final do semestre letivo: a) Identifique, aceda e pesquise as fontes de informação científica; b) Reconheça os produtores e utilizadores de informação bibliográfica (digital e não digital); c) Desenvolva competências de pesquisa e eficácia na recuperação da informação científica; d) Desenvolva conhecimentos que lhe conceda maior autonomia na elaboração de trabalhos práticos de pesquisa, seleção e uso de fontes de informação científica; e) Adquirir noções e experienciar práticas de comunicação científica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas. Um teste escrito de avaliação global (60%). Realização de um trabalho prático de investigação sobre um tema na área das ciências da comunicação (40%).A participação e a assistência às aulas são tidas como factor de ponderação na avaliação final do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Como unidade curricular de natureza teórico-prática, as aulas expositivas, são sempre complementadas pela realização de trabalhos empíricos de pesquisa em sala de aula. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes, quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de acesso, recolha, seleção e uso dos diferentes tipos de fontes académicas e científicas. | |||
Bibliografia: | |||
Caldeira, P. da T. & Campello, B. (2018). Introdução às Fontes de Informação. Autêntica Editora. Gastel, B. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper. London: Greenwood. Hirsh, S. (2018). Information Services Today: An Introduction. London: Rowman & Littlefie. Nelson, L. K. (2016). Research in Communication Sciences and Disorders: Methods for Systematic Inquiry. Plural Publishing. Rozsa, V., Dutra, M. L., Adilson, L. P., Muriel-Torrado, E. (2017). O paradigma tecnológico da Internet das coisas e sua relação com a Ciência da Informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.27, n.3, p. 255-266. Saldanha, G. S. (2018). Um método entre a Filosofia da Informação e a Organização do Conhecimento: Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 28, n.3, p. 81-94. Smith, L. C. & Wong, Melisa A. (eds.) (2016). Reference and Information Services: An Introduction. London: Libraries Unlimited. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt) |