Unidade Curricular:Código:
Fontes de Informação e Bibliografia1111FIB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Promover o conhecimento das fontes de informação científica nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades,
b) Desenvolver as técnicas de pesquisa dos diferentes tipos de fontes de informação científica,
c) Adquirir competências de pesquisa, acesso e uso de fontes de informação,
d) Conhecer e distinguir as fontes de informação genéricas e especializadas,
e) Desenvolver trabalho autónomo de pesquisa e classificação de fontes de informação.
Conteúdos Programáticos:
Introdução à disciplina: Epistemologia da Ciência da Informação
1. Horizontes da informação: influências culturais e tecnológicas
1.1. Evolução do conceito de informação e de fontes de informação
1.2. Tipos de fontes de informação científica
1.3. Fontes de informação genéricas e especializadas
1.4. Literacia informacional: pesquisa, acesso e uso
2. A bibliografia como instrumento de pesquisa do conhecimento
2.1. Conceito e evolução histórica
2.2. Funções das bibliografias
2.3. Tipologia das bibliografias
3. A classificação das pesquisas científicas quanto aos objetivos e às formas de abordagem
4. Questões específicas das pesquisas de informação científica - pesquisa em bases de dados e outras fontes de informação de caráter académico e científico
4.1. Planificação da pesquisa
4.2. Elaboração e apresentação das pesquisas
5. Métodos e técnicas de elaboração de trabalhos científicos
Balanço final
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que o discente no final do semestre letivo:
a) Identifique, aceda e pesquise as fontes de informação científica;
b) Reconheça os produtores e utilizadores de informação bibliográfica (digital e não digital);
c) Desenvolva competências de pesquisa e eficácia na recuperação da informação científica;
d) Desenvolva conhecimentos que lhe conceda maior autonomia na elaboração de trabalhos práticos de pesquisa, seleção e uso de fontes de informação científica;
e) Adquirir noções e experienciar práticas de comunicação científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas.
Um teste escrito de avaliação global (60%). Realização de um trabalho prático de investigação sobre um tema na área das ciências da comunicação (40%).A participação e a assistência às aulas são tidas como factor de ponderação na avaliação final do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Como unidade curricular de natureza teórico-prática, as aulas expositivas, são sempre complementadas pela realização de trabalhos empíricos de pesquisa em sala de aula. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes, quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de acesso, recolha, seleção e uso dos diferentes tipos de fontes académicas e científicas.
Bibliografia:
Caldeira, P. da T. & Campello, B. (2018). Introdução às Fontes de Informação. Autêntica Editora.
Gastel, B. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper. London: Greenwood.
Hirsh, S. (2018). Information Services Today: An Introduction. London: Rowman & Littlefie.
Nelson, L. K. (2016). Research in Communication Sciences and Disorders: Methods for Systematic Inquiry. Plural Publishing.
Rozsa, V., Dutra, M. L., Adilson, L. P., Muriel-Torrado, E. (2017). O paradigma tecnológico da Internet das coisas e sua relação com a Ciência da Informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.27, n.3, p. 255-266.
Saldanha, G. S. (2018). Um método entre a Filosofia da Informação e a Organização do Conhecimento: Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 28, n.3, p. 81-94.
Smith, L. C. & Wong, Melisa A. (eds.) (2016). Reference and Information Services: An Introduction. London: Libraries Unlimited.
Docente (* Responsável):
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)