Unidade Curricular: | Código: | ||
Escrita Publicitária II | 1111EPB2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Competências genéricas: Os alunos deverão conhecer, saber definir e caracterizar o discurso publicitário. Deverão ser igualmente capazes de conceptualizar, organizar e concretizar diferentes tipos de estratégias discursivas nesta modalidade discursiva da comunicação. Competências específicas a adquirir: - Manusear e utilizar um conjunto de discursos contemporâneos no domínio da publicidade e das práticas promocionais, de modo a construir e desenvolver a capacidade de argumentação e análise fundamentadas numa atitude crítica exigente; - Conhecer textos fundadores e contemporâneos do fenómeno publicitário indicados na bibliografia; - Compreender e produzir as linguagens inerentes a este tipo de discurso e o seu funcionamento nos diferentes suportes em que são difundidas; - Ter uma perspetiva crítica sobre o impacto do discurso publicitário no mundo contemporâneo, tendo em mente a forma como os públicos-alvo são idealizados e projetados nas mensagens promocionais | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Elementos estruturantes do discurso publicitário e estratégias publicitárias 2. A vertente prática: proposta e realização de conteúdos de cariz promocional para diferentes meios, com ênfase nos novos média. 3. Os impactos sociais da cultura promocional alargada 4. As características da mensagem promocional: a abordagem multi-plataforma contemporânea 5. As diferentes formas de interação entre os participantes do processo e a redefinição do conceito de público-alvo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Uma vez que se pretende o confronto com textos publicitários e a análise das respetivas estratégias, na sequência dos conceitos adquiridos no índice anterior da disciplina, com o intuito de subsequentemente se produzirem textos considerando os preceitos teóricos e discursivos inerentes a este discurso, entende-se que os conteúdos estão estreitamente relacionados com estes objetivos. Mais especificamente, os conteúdos programáticos pressupõem o contacto com os conceitos de criatividade, estratégias discursivas e de geração de ideias, bem como a aplicação prática dos mesmos, conduzindo à produção de material publicitário. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Aulas teórico-práticas. A avaliação contínua consiste numa avaliação escrita (1 teste escrito) e um projeto de análise de estratégias publicitárias em anúncios, realizado em grupo ou pares, ao longo do semestre, a apresentar oralmente. O cálculo da nota final será efetuado do seguinte modo: avaliação escrita: 60% + apresentação oral de projeto: 40%. Todos os elementos de avaliação contínua são de realização obrigatória. Nesta modalidade de avaliação, a presença mínima obrigatória corresponde a 50% das aulas lecionadas. OU EXAME: Para os alunos que se apresentem a exame, é obrigatória a obtenção da nota mínima de 7,5 para admissão à oral. Uma nota igual ou superior a 9,5 no exame escrito concede aprovação à u.c. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Uma vez que se pretende tanto a conceptualização e desenvolvimento de capacidades de análise como produção de estratégias no domínio do discurso publicitário, os métodos de ensino combinam tanto uma componente de transmissão e sugestão de conteúdos de natureza teórica e referencial, como uma componente prática de experimentação e produção de mensagens publicitárias para diferentes meios. | |||
Bibliografia: | |||
Altstiel; Grow; Jennings (2019) Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw Hill (UFP: 659.1/ALT) Belch, G.E. & Belch, M.E. (2017) Advertising and Promotion. New York: McGraw-Hill. [UFP - BFP 659.1/BEL/100439] Cluley, R. (2017) Essentials of Advertising. London, Kogan Page. [UFP: BFP 659.1/CLU/100494] Simões, E. (2008) Taboo in Advertising. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins. [UFP 659.1/FRE/60262] Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) 2019. Advertising Theory, Second Edition. London: Taylor & Francis. Yakob, F. (2022) Paid Attention: innovative advertising for a digital world. London: Kogan Page. |