Unidade Curricular:Código:
Estudos Fílmicos e Cinematográficos1111EFCI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer e identificar a relevância cultural e artística do Cinema, o seu valor civilizacional. Articular criticamente o cinema com as Ciências da Comunicação e a práticas e experiências jornalísticas. Reconhecer e compreender os grandes temas da imagem em movimento, o seu processo histórico cultural. Promover a reflexão sobre a estética da linguagem cinematográfica e as consequências mediáticas e sociais dos filmes.
Conteúdos Programáticos:
1. O Fílmico e o Cinematográfico
2. Características fundamentais do Cinema
3. Vocabulários e gramáticas do Cinema
4. Noções de Filmologia
5. Filmes, jornalismo e crítica
6. Cinema clássico, cinema americano e cinema europeu.
7. Histórias e genealogias do Cinema Português
8. Cinema, poder e espectáculo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos articulam a percepção da realidade e da prática cinematográfica e interrogam o valor cultural, estético e político da prática de filmar. Promovem relações críticas entre cinema e informação e contextualizam os fenómenos cinematográficos e as suas consequências no campo dos media. Neste âmbito promovem apetências e competências dos estudantes para análise do papel nuclear das imagens no mundo contemporâneo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Testes, trabalhos e exposições orais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adoptadas contemplam aulas teóricas e práticas dedicadas ao estudo de textos cinematográficos fundamentais e canónicos. Sinalizam e sistematizam o impacto do cinema, a sua história, as suas lógicas de produção. Através deste processo leva-se o estudante a uma tomada de consciência da importância teórica, prática, económica e social do Cinema, entendendo os filmes como instrumento de trabalho essencial para fomentar as práticas e as reflexões que dominam as tendências da Comunicação actual.
Bibliografia:
Araújo, Nelson, História do Cinema, dos primórdios ao cinema contemporâneo, Edições 70, Lisboa, 2021,
Barroso, Eduardo Paz “ Um olhar no purgatório – Do azul da pintura ao azul do cinema” (2020), In: Cinema e outras artes III – Diálogos e inquietudes artísticas; Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa, Nelson Araújo (editores), Editora LabCom UBI, pp. 17-30
1991 Cousins, Mark, Biografia do Filme, Plátano Editora, Lisboa, 2004
Antologia de textos organizada pelo Docente (2022)