Unidade Curricular:Código:
Documentalismo Visual e Audiovisual1111DVAU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar o aluno de conhecimentos teóricos, referências técnicas e instrumentos críticos que lhe permitam identificar e manusear imagens com valor documental.
Fomentar a experiência de visionamento e interpretação de imagens com interesse jornalístico e documental e apreender o significado do documentário como género cinematográfico.
Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes níveis de conhecimento, relativos à fotografia documental e ao cinema documental.
Desenvolver as competências necessárias para a analisar, selecionar e utilizar material fotográfico e audiovisual de carácter documental no contexto da comunicação.
Conteúdos Programáticos:
1.O conceito de documentarismo
2. Autores fundadores e evolução do conceito
3. A imagem e a História: informar, documentar e testemunhar
4. A fotografia e a sociedade
5. Jornalismo e documentalismo
6.Grandes temas do documentalismo actual
7. Objectividade e subjectividade no olhar cinematográfico
8. Fotografia e Cinema: o real e o ficcional
9. Realismo e Neo- Realismo: estéticas da verdade
10. Análise e comentário de filmes e fotografias
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva proporcionam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas da fotografia documental e do documentário cinematográfico, promovendo, através deste processo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas.
Deste modo adequa-se uma visão contemporânea e crítica do mundo a um conjunto de conceitos e de práticas da imagem que proporcionem uma atitude rigorosa e coerente capaz de apoiar diferentes actividades profissionais no domínio da Comunicação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
São utilizadas metodologias expositivas, demonstrativas e dedutivas, aplicadas com base em estratégias criativas. É valorizada a partilha de conhecimentos e o compromisso com uma ética da aprendizagem. A avaliação consta da realização de um teste, de trabalhos teórico-práticos e exposições orais. Em termos de ponderação o teste vale 40%, os trabalhos e o desempenho oral 60%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino articulam a leitura e compreensão de textos essenciais na discussão e análise das problemáticas da UC, com o manuseamento de um corpus de imagens de referência e a percepção do papel da edição em diálogo com o impacto social e estético do documentalismo.
Bibliografia:
Bazin, A. (2018 [1958]). O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora.
Buckland, W. (2016). La Politique des Auteurs in British Film Studies: Traditional versus Structural Approaches. Paris, Association Française des Enseignants et Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel.
Costa, R. (2000). A outra face do espelho. Jean Rouch e o “outro”. UFP, Biblioteca on-Line de Ciências da Comunicação.
Dubois, P. (1992). O acto fotográfico. Lisboa, Veja.
Freund, G. (1995). Fotografia e Sociedade. Lisboa, Veja.
Warner, Kristen (2018). The Sustainability of Film and Media Studies. Cinema Journal. Wntr, Vol. 57(2), pp.143-147, University of Texas at Austin Press.
VVAA (2008). Manoel de Oliveira 1/3. Porto, Fundação de Serralves.
____ (2008). Manoel de Oliveira 2/3. Porto, Fundação de Serralves.
____ (2015). Manoel de Oliveira 3/3. Porto, Fundação de Serralves.
Docente (* Responsável):
Renato Essenfelder (ressenfelder@ufp.edu.pt)