Unidade Curricular: | Código: | ||
Design Gráfico e Comunicação na Web | 1111DGCW | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem como principal objectivo sensibilizar o aluno para as problemáticas do design gráfico, na comunicação contemporânea. Neste sentido, será efectuada uma abordagem às principais questão relacionadas com o designe gráfico e a comunicação na web. Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver: 1. Desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, desenvolvendo no aluno um sentido critico e auto-critico da comunicação visual; 2. Conhecer os elementos e princípios básicos do design gráfico; 3. Conhecer os mecanismos de produção de comunicação online. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução ao design gráfico 1.1. Um primeiro olhar e definição 1.2. Artes visuais no século XX 1.3. Correntes estéticas determinantes 1.3.1. Da Arte Nova à Pop Arte 1.4. Breve história do cartaz 1.4.1. Os primeiros cartazes 2. Elementos estruturais do design e comunicação na web 2.1. Elementos básicos do design gráfico 2.1.1. Ponto, linha e plano 2.1.2. Cor, volume, forma e textura 2.2. Princípios básicos do design gráfico 2.2.1. Ritmo, equilíbrio e hierarquia 2.2.2. O design modular 2.3. A tipografia na web 2.4. Imagem vectorial versus imagem bitmap 2.4.1. A resolução da imagem 2.5. Fotografia 2.5.1. Formatos 2.5.2. Banco de imagens online | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos de acordo com os objectivos definidos para a Unidade Curricular. Existe um módulo inicial teórico, Introdução ao design gráfico, focalizado na história da comunicação visual, no qual se pretende desenvolver a capacidade de “ver” e comunicar, através da imagem, fornecendo ao aluno um sentido critico e auto-critico do que vê. No segundo módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os elementos e princípios básicos do design gráfico e os mecanismos de produção e publicação de comunicação para a web. Trata-se de um módulo complementar ao primeiro módulo, na medida em que o aluno desenvolve projectos práticos teoricamente justificados. Os conteúdos programáticos apresentados iniciam-se com uma abordagem teórica sobre os assuntos considerados fundamentais para a compreensão da Unidade Curricular. Posteriormente, e de forma crescente, o aluno vai sendo envolvido numa abordagem prática de desenvolvimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1º módulo: Introdução ao design gráfico Descrição: Introdução ao design gráfico: origem e evolução. 2º módulo: Elementos estruturais do design e comunicação na web Descrição: Os elementos e princípios elementares do design e a sua comunicação online. A avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação contínua e inclui os seguintes elementos: 1. Teste escrito; 2. Elaboração de projectos teórico-práticos, focalizados nas matérias lecionadas; 3. Desempenho do aluno, incluindo a assiduidade, o desempenho técnico, a participação activa nas aulas e o interesse global demonstrado pela matérias. Pontuação 1. Teste: 50% (10 valores) 2. Trabalho teórico-prático: 45% (9 valores) 3. Assiduidade e participação na aula: 5% (1 valores) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
No 1º módulo, Introdução ao design gráfico, o aluno tem contacto com as grandes correntes do design e da comunicação visual em geral. Esta abordagem pretende desenvolver no aluno uma cultura visual que o leve a melhor compreender o “mundo das imagens” e de que forma tem evoluído, desenvolvendo de forma crítica a capacidade de “ver”. No 2º módulo, Elementos estruturais do design e comunicação na web, o aluno tem contacto com os principais elementos e princípios do design e da comunicação visual. Tendo por base o conhecimento obtido no modulo anterior, o aluno é incentivado a produzir e publicar na web, segundo determinadas metodologias fornecidas. | |||
Bibliografia: | |||
Dabner, D, Stewart, S. E Vickress. (2019). Curso de design gráfico – princípios e práticas, (2ª ed). Barcelona:Gustavo e Gilli. Davis, M e Hunt, J. (2017). Visual Communication Design. New York: Bloodmsbury Publishing Pic. Dondis, D. (2000). La sintaxis de la imagen, introducción al alfabeto visual. Barcelona, Gustavo Gili, 4ª ed. Hashimoto, A. e Clayton, M. (2009). Visual Design fundamentals: a digital approach. Boston, Course Technology. Lupton, Ellen (org.). (2013). Intuição, ação, criação. Graphic design thinking. São Paulo. G. Gili. Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl. Munari, B. (1995). Design e comunicação visual. Lisboa, Edições 70, Arte & comunicação. Wolf, P. (2014). Dictionnaire graphique. Pyramyd, 4ª ed. |