Unidade Curricular:Código:
Comunicação Digital e Hipermédia774CDIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital; compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, bem como sua caracterização; aplicação de conhecimentos ao nível de uma abordagem profissional às ferramentas de produção multimédia e hipermédia, através da sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais, bem como pela utilização de ferramentas para programação em hipermédia; capacidade para recolher, seleccionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projecto de comunicação digital; comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos diferenciados, através de projectos hipermédia a distribuir em rede.
Conteúdos Programáticos:
I. Conceitos e enquadramento
1. Contexto histórico dos meios de comunicação
2. Conceitos e teorias da comunicação digital
2.1. A dupla lógica da remediação
2.2. Proposições básicas para compreensão dos média digitais interativos
2.3. A linguagem dos novos média e a infoestética
3. Análise de exemplos de plataformas digitais interativas
II. Projeto de Comunicação Digital
1. Etapas para a realização de projetos de comunicação digital
1.1. Planeamento, pré-produção e calendarização de atividades
1.2. Preparação e organização de conteúdos
1.3. Criação de um mapa multimédia interativo (Storymap)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital, bem como a compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo desses conceitos téoricos, seu enquadramento, com análise de exemplos de plataformas digitais interativas que articulam os conceitos estudados. A capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projeto de comunicação digital, corresponde ao segundo ponto do programa, no qual se seguem as etapas necessárias para a realização de projetos de comunicação digital.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas, levando à um projeto integrado de comunicação digital e hipermédia. A avaliação faz-se através de uma prova teórica (40%), um trabalho prático de criação de um mapa multimédia interativo (máximo de 2 alunos), com utilização de texto, som, imagem e vídeo (40%), uma apresentação em grupo (máximo de 2 alunos) de obra digital interativa (10%), e apresentação e justificação do projeto (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de comunicação digital pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas.
Bibliografia:
BARFIELD, L. (2004). Design for new media. Pearson. (BFP 004.9/BAR/69176)
BOLTER, J. D. (2005). Windows and mirrors. MIT Press. (BFP 7:004/BOL/69172)
GRUSIN, R. (2014). Mediation is the Message. Journal of Visual Culture, 13(1), pp. 55-57. (b-on).
JENKINS, H. (2006). Convergence culture. New York UP. (BFP 316.77/JEN/79791)
JENKINS, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture’. Cultural Studies, 28(2), pp. 267-297. (b-on).
MANOVICH, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press. (BFP 316.77/MAN/49198)
MANOVICH, L. (2014). Software is the Message. Journal of Visual Culture, 13(1), pp. 79-81. (b-on).
W3SCHOOLS (2019). HTML5 Tutorial. (http://www.w3schools.com/html/html5_intro.asp)