Unidade Curricular: | Código: | ||
Comunicação Digital e Hipermédia | 774CDIG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital; compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, bem como sua caracterização; aplicação de conhecimentos ao nível de uma abordagem profissional às ferramentas de produção multimédia e hipermédia, através da sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais, bem como pela utilização de ferramentas para programação em hipermédia; capacidade para recolher, seleccionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projecto de comunicação digital; comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos diferenciados, através de projectos hipermédia a distribuir em rede. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Conceitos e enquadramento 1. Contexto histórico dos meios de comunicação 2. Conceitos e teorias da comunicação digital 2.1. A dupla lógica da remediação 2.2. Proposições básicas para compreensão dos média digitais interativos 2.3. A linguagem dos novos média e a infoestética 3. Análise de exemplos de plataformas digitais interativas II. Projeto de Comunicação Digital 1. Etapas para a realização de projetos de comunicação digital 1.1. Planeamento, pré-produção e calendarização de atividades 1.2. Preparação e organização de conteúdos 1.3. Criação de um mapa multimédia interativo (Storymap) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital, bem como a compreensão crítica e reflexiva das aplicações e dos suportes disponíveis, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo desses conceitos téoricos, seu enquadramento, com análise de exemplos de plataformas digitais interativas que articulam os conceitos estudados. A capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projeto de comunicação digital, corresponde ao segundo ponto do programa, no qual se seguem as etapas necessárias para a realização de projetos de comunicação digital. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas, levando à um projeto integrado de comunicação digital e hipermédia. A avaliação faz-se através de uma prova teórica (40%), um trabalho prático de criação de um mapa multimédia interativo (máximo de 2 alunos), com utilização de texto, som, imagem e vídeo (40%), uma apresentação em grupo (máximo de 2 alunos) de obra digital interativa (10%), e apresentação e justificação do projeto (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de comunicação digital pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas. | |||
Bibliografia: | |||
BARFIELD, L. (2004). Design for new media. Pearson. (BFP 004.9/BAR/69176) BOLTER, J. D. (2005). Windows and mirrors. MIT Press. (BFP 7:004/BOL/69172) GRUSIN, R. (2014). Mediation is the Message. Journal of Visual Culture, 13(1), pp. 55-57. (b-on). JENKINS, H. (2006). Convergence culture. New York UP. (BFP 316.77/JEN/79791) JENKINS, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture’. Cultural Studies, 28(2), pp. 267-297. (b-on). MANOVICH, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press. (BFP 316.77/MAN/49198) MANOVICH, L. (2014). Software is the Message. Journal of Visual Culture, 13(1), pp. 79-81. (b-on). W3SCHOOLS (2019). HTML5 Tutorial. (http://www.w3schools.com/html/html5_intro.asp) |