Unidade Curricular:Código:
Comunicação Digital1111CDIG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital; compreensão crítica e reflexiva das aplicações e das plataformas disponíveis, bem como sua caracterização; aplicação de conhecimentos ao nível de uma abordagem profissional às ferramentas de produção multimédia, através da sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais, assim como pela sua integração numa ecologia distribuída dos meios; capacidade para recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a num Projeto de comunicação digital; comunicar informação, ideias, problemas e soluções a públicos diferenciados.
Conteúdos Programáticos:
1. Contextos, Conceitos e Enquadramentos
1.1. Oralidade, escrita e informática: os três polos do espírito
1.1. A dupla lógica da remediação: imediacia e hipermediacia
1.2. A linguagem dos novos média: representação numérica, modularidade, automação, variabilidade, transcodificação
1.3. A literatura eletrónica e as artes digitais: análise de exemplos com aplicação de conceitos
2. Projeto de Comunicação Digital
1.1. Planeamento e calendarização de atividades
1.2. Ferramentas de edição multimédia (som, imagem, vídeo)
1.3. Preparação, recolha e edição de conteúdos multimédia
1.4. StoryMap: integração de conteúdos numa narrativa multimédia interativa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos sobre Comunicação Digital, bem como a compreensão crítica e reflexiva das aplicações e das plataformas disponíveis, o primeiro ponto do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos e seu enquadramento, com análise de exemplos de obras digitais interativas que articulam os conceitos estudados. A capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação multimédia relevante, organizando-a através da realização de um Projeto de comunicação digital, corresponde ao segundo ponto do programa, no qual se seguem as etapas necessárias para a realização de projetos dessa natureza.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas de edição multimédia, levando à criação de um projeto integrado de comunicação digital. A avaliação faz-se através de uma prova escrita teórica (40%), uma apresentação de obra digital interativa, com aplicação de conceitos (20%), e um mapa multimédia interativo com texto, som, imagens e vídeos (40%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico previsto tem como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O projeto de comunicação digital pretende identificar se o aluno usou as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências ao nível do domínio de ferramentas entretanto adquiridas.
Bibliografia:
BOLTER, J. D. (2005). Windows and mirrors. MIT Press. (BFP 7:004/BOL/69172)
BOUCHARDON, S. (2019). Mind the gap! 10 gaps for Digital Literature?. In: Electronic Book Review. (open access)
FLORES, L. (2019). Third Generation Electronic Literature. In: Electronic Book Review. (open access)
KNIGHTLAB (2022). StoryMap: Maps that tell stories. Northwestern University Knight Lab. (online)
MANOVICH, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press. (BFP 316.77/MAN/49198)
SAUM-PASCUAL, A. (2020). Is Third Generation Literature Postweb Literature? And Why Should We Care?. In: Electronic Book Review. (open access)
ZAGALO, N., org. (2020). Multimédia, novos média e média digitais. Aveiro, UA Editora. (b-on)
Docente (* Responsável):
João Miguel Aguiar (jmaguiar@ufp.edu.pt)
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)