Unidade Curricular:Código:
Práticas de Leitura e Crítica1111ALCR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta u.c. é o de incentivar no aluno o interesse pela leitura de obras de natureza não-técnica relacionadas com a área científica das ciências da comunicação, promovendo e estimulando capacidades de análise crítica dos textos em questão. Deste modo, pretende-se complementar as capacidades já existentes de interpretação e análise textual, alargando-as ao universo dos textos literários onde as diversas vertentes das ciências da comunicação se encontram plasmadas, nomeadamente no que diz respeito às áreas das ciências sociais e das humanidades.
Conteúdos Programáticos:
1. A leitura enquanto processo hermenêutico
1.1. As características distintivas do texto literário
1.2. O conceito de género literário
1.3. A crítica literária: os diferentes métodos e abordagens
2. As diferentes áreas das ciências da comunicação retratadas na literatura
2.1. Análise crítica de obras literárias com temáticas jornalísticas
2.2. Análise crítica de obras literárias com temáticas publicitárias e mercadológicas
3. A arte do storytelling
3.1. Storytelling nos discursos promocionais
3.2. Storytelling em jornalismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Para um aluno de COM, é vital compreender e identificar qualquer texto, já que todos apresentam propósitos comunicacionais diferenciados. As Ciências da Comunicação, nas suas vertentes, são parte da vida quotidiana e indissociáveis da nossa cultura, permeando textos literários diversos. Nesta u.c., onde se pretende dotar os alunos dos instrumentos concetuais necessários para levar a cabo uma análise de cariz literário de tais textos, promove-se uma reflexão mais abstrata que deriva da presença dos estudos mediáticos na cultura literária e sobre a forma como estes são refletidos e retratados na obra literária. Deste modo, após uma abordagem inicial de cariz predominantemente teórico, os alunos estarão capacitados para refletir sobre obras propostas, reforçando as suas competências de escrita ao elaborarem análises críticas sobre as variadas formas como a literatura retrata o papel, a atuação e as consequências da vida em coabitação com as manifestações práticas dos média.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame.
As aulas serão teórico-práticas, consistindo em conteúdos expositivos por parte do docente e participação dos alunos nas tarefas solicitadas. A avaliação contínua consistirá num teste escrito e uma exposição oral sobre um trabalho de pesquisa realizado individualmente (50 % para cada elemento de avaliação). Ambos os elementos de avaliação são de realização obrigatória.
No caso de a u.c. não ser realizada por avaliação contínua, o aluno pode apresentar-se a exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adotadas enfatizam o ensino teórico e prático. Num primeiro momento, e de acordo com a estrutura prevista no conteúdo programático, as aulas serão centradas em questões teóricas, que pretendem levar o aluno a uma compreensão mais aprofundada sobre a literatura e o processo de crítica literária. Para este efeito, serão analisados em aula excertos de obras teóricas canónicas. Num segundo momento, os alunos serão solicitados a pôr em prática os instrumentos analíticos adquiridos através da redação escrita de análises críticas de vários textos literários propostos, onde se solidificará a perceção do texto literário como veículo cultural fundamental para a compreensão e reflexão sistemática sobre fenomenologia comunicacional.
Bibliografia:
Bakhtin, M.M. (1983) The Dialogic Imagination: Four Essays. University of Texas.
Barthes, R. (1977) Image-Music-Text. Hill and Wang Ed.
Bloom, H. (1973) [1997] The Anxiety of Influence. Oxford University Press.
Bloom, H. (1994) The Western Canon. Houghton Mifflin Harcourt.
Bloom, H. (2001) How to Read and Why. Scribner.
Fish, S. (1982) Is There a Text in This Class? The Authority of Interpretive Communities. Harvard U.P.
Frye, Northrop (1957) [2000] Anatomy of Criticism. Princeton U.P.
Poe, E.A. [1986] The Raven: With The Philosophy of Composition. Northeastern University Press.
Russell, D.A. & Winterbottom, M. (eds) (2008) Classical Literary Criticism. Oxford University Press.
Smith-Laing, T. (2018) Michel Foucault’s What is an Author? Macat Library.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)