Unidade Curricular: | Código: | ||
Voz Profissional | 774VOPR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: (1) Adquiram conhecimentos relativos à voz humana; (2) Adquiram conhecimentos relativos à caracterização da voz humana; (3) Adquiram conhecimentos e competências relativas aos processos de adaptação e melhoria da voz humana, para o contexto de uso profissional futuro. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O processo vocal – parâmetros e qualidade da voz humana. 2. A avaliação da voz. 3. A voz profissional: oficina de voz profissional. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim, CP1 corresponde ao OA1. CP2 corresponde ao OA2. CP3 corresponde ao OA3. O CPI incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes medidas de caracterização da voz humana. O CP2 incide sobre conhecimentos acerca das principais formas de avaliação da voz. O CP3 incide sobre conhecimentos e competências no uso profissional da voz. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
- Expositiva e prática tutelada. - Recursos técnicos, incluindo multimédia. - Observação, análise e discussão de exercícios práticos. Avaliação: contínua. Teste escrito final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teóricas e teórico-práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula. | |||
Bibliografia: | |||
Behlau, M. (2004). Voz: O livro do Especialista. Vol II. Rio de Janeiro: Livraria Editora Revinter, Lda. Le Huche, F.; Allali, A. (2004) La voz. Tomo 4. Terapéutica de los trastornos vocales. 2ª Edición. Barcelona: Masson, S.A. Pinho, S. (2007). Temas em Voz Profissional. Rio de Janeiro, Revinter. |