Unidade Curricular:Código:
Teoria e História Comparada do Jornalismo793THCJ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Promover conhecimento geral sobre a história e a teoria do jornalismo. Adquirir uma visão multifacetada sobre história comparada do jornalismo português, europeu e norte-americano. Usar o conhecimento histórico para compreender as origens, evolução e presente do jornalismo e das suas teorias e interpretar fenómenos do jornalismo e das relações entre jornalismo e sociedade no passado e no presente. Obter novos conhecimentos e aplicar conhecimentos obtidos por via da realização de trabalhos de investigação.
Conteúdos Programáticos:
O campo do jornalismo. História do jornalismo. Modelos de jornalismo. A notícia como unidade discursiva do jornalismo. A Teoria da Notícia como Teoria do Jornalismo. “Teorias da Notícia” e Teoria da Notícia. Teoria da Notícia. Efeitos da Comunicação Jornalística.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da teoria e da história do jornalismo. Promovem a compreensão do campo do jornalismo e da sua articulação com os indivíduos e a sociedade em Portugal e noutros pontos do mundo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de um teste (80%) e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula (20%). O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
ARNOLD, K et al. (Orgs.). (2019). The Handbook of European Communication History. Hoboken: Wiley Blackwell.
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McQUAIL, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
McQUAIL, D. & DEUZE, M. (2020). Media and Mass Communication Theory. London: Sage.
SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP.
SOUSA, J. P. (Coord.) (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: UFP.
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TRAQUINA, N. (2003). Jornalismo. Lisboa: Quimera.
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