Unidade Curricular:Código:
Teoria e História da Comunicação e do Jornalismo774THCJ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover conhecimento geral sobre a história do jornalismo, o desenvolvimento do pensamento comunicacional, o discurso jornalístico e as técnicas e os géneros da expressão jornalística.
Conteúdos Programáticos:
A história do jornalismo e sua articulação com o desenvolvimento do pensamento comunicacional. O pensamento comunicacional e os efeitos das mensagens jornalísticas. O discurso jornalístico. Os géneros jornalísticos: teoria e prática.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da teoria e da história da comunicação e do jornalismo. Promovem a compreensão do campo da comunicação e do campo do jornalismo jornalismo e da sua articulação com os indivíduos e a sociedade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e de elaboração de textos e imagens jornalísticos e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas e de trabalhos jornalísticos em sala de aula. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
CORREIA, J. C. (2011). O Admirável Mundo das Notícias: Teorias e Métodos. Covilhã: Livros LabCom.
McQUAIL, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SOUSA, J. P. (2000). As Notícias e os Seus Efeitos. Coimbra: Minerva.
SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª edição. Porto: UFP.
SOUSA, J. P. (Coord.) (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: UFP.
SOUSA, J. P. (2013). Print Journalism in Early Modern Portugal: An Overview. Lisboa: Media XXI.
SOUSA, J. P. (Org.) et al. (2014). History of the Press in the Portuguese-Speaking Countries. Lisboa: Media XXI.
TRAQUINA, N. (2003). Jornalismo. Lisboa: Quimera.
WOLF, M. (1987). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)