Unidade Curricular:Código:
Semiótica da Comunicação774SCOM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos. Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma, através da investigação dirigida sobre perspectivas dos estudos semióticos Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante sobre práticas e discursos semióticos, vertendo essa recolha em leituras analíticas, a partir de textos concretos. Comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica.
Conteúdos Programáticos:
I. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento
1. Linhas gerais da evolução dos estudos semióticos
1.1. Dicotomias na linguística geral saussuriana
1.2. A semiótica de C. S. Peirce
1.3. Hjelmslev e a estratificação do mundo semiótico
1.4. Do estruturalismo semiótico à semiótica funcionalista
1.4.1. O Formalismo Russo;
1.4.2. A Escola de Praga
1.4.3. A semiótica e a estética funcionalista de Roman Jakobson: princípios e funções da comunicação verbal.
1.5. O mito como fala e como sistema semiológico: significação, conotação e metalinguagem.
1.5.1. Sistemas semiológicos em segundo grau: forma, conceito e significação.
1.5.2. Leitura e decifração do mito.
II. Prática de leitura semiótica.
1. Semiologia da leitura e leitura semiótica: A identificação de códigos semióticos e sua estruturação através da prática de leitura semiótica.
2. Análise semiótica de textos de poesia visual portuguesa e leitura semiótica de falas míticas contemporâneas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são coerentes com os conteúdos programáticos enunciados. De forma a garantir o Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos de semiótica, problematizando o sentido do lexema semiótica, fazendo uma reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão e a partir da compreensão das linhas gerais da evolução dos estudos semióticos, o primeiro ponto do programa centra-se numa Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento (evolução dos estudos semióticos). No que diz respeito à Aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, compreendendo a interacção de códigos semióticos em textos diferenciados, o ponto dois do programa, Prática de leitura semiótica, garante e exercita os métodos de análise semiótica que permitem a identificação de códigos semióticos, através da leitura de textos seleccionados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade teórica (Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento) consiste em exposições pelo docente, implicando trabalho complementar teórico feito e apresentado pelos alunos ao nível da e capacidade de compreensão e interpretação textual.
O segundo Módulo (Prática de leitura semiótica) é um módulo teórico-prático que consiste no exercício de uma semiologia da leitura e uma prática de leitura semiótica, implicando a aplicação de conhecimentos teóricos através da sua articulação com técnicas de análise do discurso, bem como com formas de investigação autónoma ao nível da recolha e selecção de práticas e discursos semióticos relevantes.
Esta unidade curricular é avaliada através da ponderação de um Teste teórico e um artigo (paper) com apresentação oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O teste teórico tem como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas. O artigo pretende avaliar se o aluno sabe comunicar informação, ideias, problemas e soluções ao nível da produção de texto crítico ou de análise teórica, aplicando os métodos de análise e leitura semiótica.
Bibliografia:
BARTHES, R. (1957). Mitologias. Lisboa: Ed. 70.
BARTHES, R. (1989). Elementos de semiologia. Lisboa: Ed. 70.
HJELMSLEV, L. (2003). Prolegômenos a uma teoria da linguagem. 2a ed. São Paulo: Perspectiva.
PEIRCE, C. S. (1986). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.
REIS, P. (1998). Poesia Concreta: uma prática intersemiótica. Porto: Ed. UFP.
SAUSSURE, F. (1971). Curso de linguística geral. Lisboa: Dom Quixote.
TORRES, R., org. (2014). Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias. Porto: Ed. UFP.
VOLLI, U. (2003). Semiótica da Publicidade - A criação do texto publicitário. Lisboa: Edições 70.
Docente (* Responsável):
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)