Unidade Curricular:Código:
Relações Públicas e Assessoria de Comunicação774RPAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Entender as funções da actividade de Relações Públicas e Assessoria da Comunicação;
- Apreender a logística da comunicação;
- Obter competência para operar instrumentos e técnicas de Relações Públicas;
- Obter capacidade de produção de materiais e eventos comunicacionais;
- Desenvolver competências para gerir a relação com os órgãos de comunicação social;
Conteúdos Programáticos:
1. Imagem institucional e corporate brand
2. Assessoria de Imprensa
3. Responsabilidade Social Empresarial
4. Comunicação de crise
5. Patrocínio
6. Mecenato
7. O plano de comunicação e a gestão de meios
8. Auditorias de comunicação
9. Apresentações em Público
10. A comunicação interna e cultura organizacional
11. A gestão de serviços
12 Etiqueta e Protocolo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino: Aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais
Avaliação: Teste e trabalhos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Villafañe, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Silabo.
Hoffman, K. e Bateson, J. (2003). Princípios de Marketing de Serviços, São Paulo, Thomson
Docente (* Responsável):
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)