Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia da Comunicação904PCOM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
- Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação;
- Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação;
- Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - Introdução
- Considerações introdutórias
- Mitos da comunicação
- Leis/princípios da comunicação
- Funções da comunicação
Tópico II - A comunicação organizacional
- Os vários níveis de comunicação nas organizações
- A comunicação de acolhimento, integração e motivação
- A comunicação em cenários de desvinculação: o outplacement
- A comunicação verbal e não verbal na entrevista de seleção
- A comunicação intercultural
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular : mitos, leis, princípios e funções da comunicação
Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional : níveis de comunicação; comunicação de acolhimento, de integração e motivação ; comunicação em cenários de despedimento e downsizing ; comunicação verbal e não verbal na entrevista de seleção e comunicação intercultural.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; Apresentação e manuseamento de materiais usados em psicossociologia da comunicação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação, com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia Social e a Comunicação, bem como nos fenómenos psicossociais em geral; Apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas.
Bibliografia:
[] Chabrol, C., & Radu, M. (2008). Psicologia da comunicação e persuasão. Teorias e aplicações. Lisboa: Instituto Piaget.
[] Neto, F. (1998). Psicologia social (Volume I e II). Lisboa: Universidade Aberta.
[] Pease & Pease (2009). Linguagem corporal. Lisboa: Editorial Bizâncio
[] Rego, A. (1999). Comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo.
[] Ribeiro (2002). Recrutamento e seleção. In Caetano e Vala (Eds.).Gestão de recursos humanos.Lx:RH Ed
Cardoso (2001). Recrutamento e seleçao de pessoal. Lidel
[] Ricci, R. P., & Zani, V. B. (1993). A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa
[] Vala, J., Monteiro, M. B. (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste
[] Samovar, R. J., & Porter, W. E. (Eds.). Intercultural communication: A reader. Belmont: CA Wadsworth.
Docente (* Responsável):
Cristina Pimentão (pimentao@ufp.edu.pt)