Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências da Informação904MTIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A UC pretende desenvolver os conhecimentos metodológicos da investigação em Ciências da Comunicação versus Ciências da Informação, tendo como objetivo aprofundar as competências de investigação dos discentes e proporcionar a compreensão dos principais problemas que se colocam diferentes fases da investigação. A análise dos instrumentos de aferição dos fenómenos informacionais e comunicacionais na sociedade atual. Neste prisma, de forma interdisciplinar expõem-se os princípios da investigação qualitativa e quantitativa e os instrumentos metodológicos usuais em Ciências da Informação.
Conteúdos Programáticos:
1. Fundamentos teóricos da investigação em Ciências da Informação
1.1. Modelos de investigação: estudo comparado
1.2. Métodos de investigação: dedutivo e indutivo
1.3. Técnicas de investigação: qualitativas, quantitativas e mistas
1.3.1. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. A análise de conteúdo, as entrevistas, as abordagens biográficas, a observação, os estudos de caso.
1.3.2. Principais técnicas quantitativas de recolha de informação. Inquéritos, Formulários de registo
2. O processo de investigação em Ciências da Informação
2.1. A investigação científica em CI
2.2. Abordagem dos procedimentos de investigação
2.3. A pergunta de partida
2.4. A exploração
2.5. A problemática
2.6. A construção do modelo de análise
2.7. A observação e a recolha de dados
3. Elaboração de um projecto de investigação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
a) Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à dissertação de mestrado;
b) Conhecer e compreender as principais opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências da Informação, adequadas à preparação da dissertação;
c) Promover a capacidade para estruturar e gerir projectos de investigação;
d) Promover a capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
A UC está dividida em sessões, onde se oferecem informação e metodologias consideradas relevantes para que os mestrandos aprofundem:
1) Parâmetros de investigação especializada em Ciências da Informação.
2) Análise de modelos métodos disponíveis e testados nas diferentes áreas de especialização em Ciências da Informação.
3) Opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências da Informação e capacidade para as aplicar em projectos próprios.
4) Estruturação preliminar da disserta
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição oral aberta ao debate e problematização dos conteúdos com os alunos.
Acompanhamento do trabalho de investigação na fase preparatória, para discussão e melhoria das opções metodológicas.
Elaboração, apresentação e defesa de um plano de tese (50%) + teste escrito (40%) + participação (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular desenvolve-se em aulas expositivas e técnicas interpelativas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação das actividades de pesquisa realizadas pelos alunos. A elaboração de um projecto de tese, ainda que propedêutico, constituí, a par da aferição de conhecimentos, um instrumento relevante para avaliação das competências de investigação dos estudantes, quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de investigação ministrados.
Bibliografia:
Columbié, Radamés Linares, “Epistemology and information science: rethinking an inconclusive dialogue”, 2010. Disponível na Internet: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352010000200002
Coutinho, C.P., Metodologia em Ciências Humanas e Sociais, 2ª ed., Coimbra: Almedina, 2014.
Guerra, I. C., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia, 2006.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van – Manual de investigação em Ciências Sociais. 5.ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008.
Perosanz, J. J. I., Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch, 2006.
Veja-Almeida, Rosa Lidia; Fernàndez-Molina, J. Carlos; Linares, Radamés - Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la Información: una sistematización. Information Research [Em linha]. Vol. 14, nº 2 (2009). [Consultado a 30 Mar. 2012] Disponível na Internet.