Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências da Informação | 904MTIC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A UC pretende desenvolver os conhecimentos metodológicos da investigação em Ciências da Comunicação versus Ciências da Informação, tendo como objetivo aprofundar as competências de investigação dos discentes e proporcionar a compreensão dos principais problemas que se colocam diferentes fases da investigação. A análise dos instrumentos de aferição dos fenómenos informacionais e comunicacionais na sociedade atual. Neste prisma, de forma interdisciplinar expõem-se os princípios da investigação qualitativa e quantitativa e os instrumentos metodológicos usuais em Ciências da Informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos teóricos da investigação em Ciências da Informação 1.1. Modelos de investigação: estudo comparado 1.2. Métodos de investigação: dedutivo e indutivo 1.3. Técnicas de investigação: qualitativas, quantitativas e mistas 1.3.1. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. A análise de conteúdo, as entrevistas, as abordagens biográficas, a observação, os estudos de caso. 1.3.2. Principais técnicas quantitativas de recolha de informação. Inquéritos, Formulários de registo 2. O processo de investigação em Ciências da Informação 2.1. A investigação científica em CI 2.2. Abordagem dos procedimentos de investigação 2.3. A pergunta de partida 2.4. A exploração 2.5. A problemática 2.6. A construção do modelo de análise 2.7. A observação e a recolha de dados 3. Elaboração de um projecto de investigação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
a) Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à dissertação de mestrado; b) Conhecer e compreender as principais opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências da Informação, adequadas à preparação da dissertação; c) Promover a capacidade para estruturar e gerir projectos de investigação; d) Promover a capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação. A UC está dividida em sessões, onde se oferecem informação e metodologias consideradas relevantes para que os mestrandos aprofundem: 1) Parâmetros de investigação especializada em Ciências da Informação. 2) Análise de modelos métodos disponíveis e testados nas diferentes áreas de especialização em Ciências da Informação. 3) Opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências da Informação e capacidade para as aplicar em projectos próprios. 4) Estruturação preliminar da disserta | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição oral aberta ao debate e problematização dos conteúdos com os alunos. Acompanhamento do trabalho de investigação na fase preparatória, para discussão e melhoria das opções metodológicas. Elaboração, apresentação e defesa de um plano de tese (50%) + teste escrito (40%) + participação (10%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular desenvolve-se em aulas expositivas e técnicas interpelativas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação das actividades de pesquisa realizadas pelos alunos. A elaboração de um projecto de tese, ainda que propedêutico, constituí, a par da aferição de conhecimentos, um instrumento relevante para avaliação das competências de investigação dos estudantes, quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de investigação ministrados. | |||
Bibliografia: | |||
Columbié, Radamés Linares, “Epistemology and information science: rethinking an inconclusive dialogue”, 2010. Disponível na Internet: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352010000200002 Coutinho, C.P., Metodologia em Ciências Humanas e Sociais, 2ª ed., Coimbra: Almedina, 2014. Guerra, I. C., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia, 2006. Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van – Manual de investigação em Ciências Sociais. 5.ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008. Perosanz, J. J. I., Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch, 2006. Veja-Almeida, Rosa Lidia; Fernàndez-Molina, J. Carlos; Linares, Radamés - Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la Información: una sistematización. Information Research [Em linha]. Vol. 14, nº 2 (2009). [Consultado a 30 Mar. 2012] Disponível na Internet. |