Unidade Curricular:Código:
Marketing: Técnicas e Estratégias774MTES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Marketing: técnicas e estratégias pretende:
- Promover o conhecimento e a capacidade de refletir sobre os conceitos essenciais do marketing como área da gestão, a sua aplicação a marcas, produtos e serviços.
- Desenvolver a integração de conhecimentos e a aplicação das ferramentas de trabalho essenciais para a participação ativa num projeto de marketing e comunicação. Estas ferramentas contemplam as vertentes do produto, do preço, da distribuição, da comunicação, da concorrência e do consumidor.
No final da Unidade Curricular o aluno deverá:
- Ter competências para analisar o consumidor de uma marca, produto ou serviço, nas suas vertentes individuais e sociais.
- Ter competências para participar numa equipa de Marketing que desenvolva projetos de gestão e comunicação de marcas, produtos e serviços.
Conteúdos Programáticos:
1. A empresa e a sua envolvente
1.1 Conceito de marketing
1.2 A envolvente económica e social da empresa
1.3 Análise do mercado e da concorrência
2. Comportamento do consumidor
2.1 Variáveis explicativas do comportamento do consumidor
2.2 O processo de decisão de compra
2.3 Relação entre o consumidor e a marca
3. Marketing e opções estratégicas
3.1 Opções estratégicas de base
3.2 Estratégias de crescimento
3.3 Estratégias concorrenciais
4. Gestão das variáveis do marketing
4.1 Política de produto
4.2 Política de preços
4.3 Política de distribuição
5. Comunicação de marketing
5.1 Estratégia de comunicação
5.2 Técnicas e meios de comunicação de marketing
5.3 Etapas de uma campanha de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área do Marketing, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos, técnicas e estratégias relativos a esta áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com a realidade do marketing atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, técnicas e estratégias relativos ao marketing com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho de grupo de carácter essencialmente prático e de um teste escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Lendrevie, Jacques; Baynast, Arnaud; Dionísio, Pedro e Rodrigues, Joaquim Vicente
(2010). Publicitor – comunicação 360º online/offline. Lisboa, Dom Quixote.
Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro e Rodrigues, Joaquim
Vicente (2008). Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. Publicações Dom
Quixote, 11ª Edição, Lisboa.
Docente (* Responsável):
Paulo Cardoso (pcardoso@ufp.edu.pt)