Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico794MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea.
2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. A investigação científica
1.1. Desenvolvimento e evolução da epistemologia da ciência
1.2. O Método científico e a sua utilização em Ciências Humanas e Sociais
1.3. Da convivência científica à interdisciplinaridade
1.4. Ética científica, empírica e teórica
1.5. Produção do conhecimento em meios digitais
2. Metodologias de investigação
2.1. Métodos de análise qualitativa e quantitativa
2.2. Gestão de recursos em linha e software de gestão e organização de produção científica
2.3. Redação e escrita de trabalhos científicos
2.4. Apresentação de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre métodos de investigação, bem como a compreensão crítica e reflexiva do campo de conhecimento em questão, a primeira parte do programa centra-se no estudo de conceitos teóricos, bem como o seu enquadramento.
No que diz respeito à aplicação de conhecimentos ao nível do domínio de metodologias de investigação - análise qualitativa e quantitativa -, a segunda parte do programa garante o domínio de ferramentas para a pesquisa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas, de cariz teórico-prático, são divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate. Haverá ainda lugar a aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível do domínio de ferramentas relacionadas com investigação, metodologia e escrita académica.
A avaliação é feita com base na redação de recensões críticas (50%) uma proposta de tese (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As recensões críticas têm como objetivo garantir que o aluno leu e compreendeu artigos científicos estudados nas aulas teóricas, com vista à sua inclusão no Estado de Arte. A proposta de tese pretende identificar se o aluno domina as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático, usando de um modo adequado as competências de escrita académica.
Bibliografia:
FLICK, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.
FREIXO, M. J. V. (2012). Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa: Piaget.
HAMMERSLEY, M. (2013). What is Qualitative Research? New York, Bloomsbury OpenAccess.
HOOLEY, T. et al. (2012). What is Online Research? Using the Internet for Social Science Research. New York, Bloomsbury OpenAccess.
POCINHO, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa, Lidel.
SCOTT, J. (2012). What is Social Network Analysis? New York, Bloomsbury OpenAccess.
SEVERINO, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez.
TORRES, R. & BAIRON, S. (2009). Produção de conhecimento em meios digitais. In: Cibertextualidades, 3. Porto, Ed. UFP.
Docente (* Responsável):
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)