Unidade Curricular: | Código: | ||
Macroeconomia | 774MAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências da Comunicação | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender os problemas e objetivos da análise macroeconómica. Compreender a mensuração conducente às principais grandezas macroeconómicas. Conhecer a fundamentação e entendimento clássico e keynesiano da macroeconomia no âmbito dos mercados de bens e serviço, de capital e do trabalho. Desenvolver competências que permitam estabelecer uma análise critica fundamentada de informação estatística e interpretação de orientações de políticas económica. Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Introdução à economia 1.1 O estudo da economia 1.2 A Economia como ciência 2 A Macroeconomia e a Contabilidade Nacional 2.1 Medição do PIB 2.2 Identidades Fundamentais 3. As curvas da Procura e da Oferta Agregada 3.1 Os determinantes da procura agregada 3.2 Os determinantes da oferta agregada 3.3 Movimentos das curvas e ao longo das curvas 4 A Macroeconomia na perspetiva clássica 4.1 Análise às suas premissas de base 4.2 O mercado de bens e serviços 4.3 O mercado de trabalho 4.4 O mercado do capital 4.5 O equilíbrio global 5 A Macroeconomia na perspetiva keynesiana 5.1 As funções consumo e poupança 5.2 A função investimento 5.3 O sector Estado 5.4 O sector externo 5.5 Os efeitos multiplicadores das variáveis de política económica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspectivas clássica e keynesiana. Inicia-se com a contextualização da macroeconomia no âmbito da ciência económica. Prossegue-se com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medidas e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final (conforme as Normativa académica do funcionamento das licenciaturas e mestrados integrados na UFP). | |||
Bibliografia: | |||
Blanco, A. F. (2018). What remains from the trade-off between inflation and unemployment? (A brief reflection on the Phillips curve), Iberian Journal of the History of Economic Thought, (1), p. 71. DOI: 10.5209/IJHE.60281. Krugman, P. e Wells, R. (2018). Economics, 5/e. NY: Worth Publishers. Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). Economics, 4/e. Hampshire: Cengage Learning. Pereira, P. T. e Afonso, A. e Arcanjo, M. e Santos, J.C. (2016 ). Economia e Finanças Públicas, 5/e. Lisboa: Escolar Editora. Pinho, M. (2018 ). Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada, 2/e. Lisboa: Edições Sílabo. Samuelson, P. and Nordhaus, D. (2011). Economics 19/e. NY: McGraw Hill. |