Unidade Curricular:Código:
Laboratório de Jornalismo III: Comentarismo Nacional e Internacional793LJO3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Laboratório de Jornalismo III destina-se a analisar e a promover competências especializadas na área da produção de artigos opinativos, ou de comentários de análise de teor jornalístico.
Conteúdos Programáticos:
1. O jornalismo especializado.
2. Opinião e análise.
3. O comentário nacional nas diferentes plataformas.
4. O comentário internacional nas diferentes plataformas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de cariz prático e laboratorial, a lecionação procura aproximar-se do trabalho jornalístico quotidiano numa redação hipermédia. Embora inicialmente os conteúdos sejam orientados para recordar aos mestrandos os aspetos basilares da linguagem jornalística em diferentes plataformas e procura dar-se-lhes, sobretudo, oportunidades para desenvolverem competências técnicas jornalísticas através da elaboração supervisionada de peças de análise e opinião para esse tipo de plataformas, pois, em última instância, o objetivo da unidade curricular é o de contribuir para preparar futuros jornalistas profissionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Laboratório de Jornalismo III é uma unidade curricular de natureza prática e laboratorial. Visa a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e de competências técnicas jornalísticas no domínio da reportagem especializada que possam facilitar o desempenho futuro da profissão de jornalista e uma fácil integração nas redações dos órgãos jornalísticos. Por isso, sem se descurar uma sempre necessária atualização de conhecimentos no domínio das linguagens jornalísticas, o que se procura durante as aulas e nas sessões tutoriais é essencialmente supervisionar os mestrandos na elaboração de reportagens jornalísticas hipermédia em campos de especialização que eles mesmos escolhem. Acompanha-se todo o processo em todas as reportagens: seleção de temas; seleção das abordagens e questionamento ético-deontológico; seleção de fontes; recolha de informação; processamento da informação, de acordo com os princípios da expressão jornalística em meios hipermédia; e difusão, através de um blog jornalístico especializado, cuja criação, alimentação com conteúdos e gestão é da responsabilidade de cada mestrando. A produção desse blog e a consequente publicitação dos conteúdos jornalísticos produzidos no âmbito da unidade curricular garante uma simulação mais próxima do ambiente profissional e dá aos mestrandos uma dose acrescida de responsabilização pelo trabalho que executam.
Bibliografia:
FERNÁNDEZ DEL MORAL, Javier (Coord.) (2004). Periodismo Especializado. Barcelona: Ariel.
LIEB, T. (2008). All the News. Writing and Reporting for Convergent Media. London: Pearson.
SOUSA, Jorge Pedro (2004): Fotojornalismo: Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SOUSA, Jorge Pedro (2005): Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
SOUSA, Jorge Pedro e AROSO, Inês (2003). Técnicas Jornalísticas nos Meios Electrónicos. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Ricardo Pinto (ricpinto@ufp.edu.pt)