Unidade Curricular:Código:
Laboratório de Jornalismo I: Diários de Referência793LJO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular de índole acentuadamente prática (Laboratório de Jornalismo), as competências são as seguintes:
1 - Compreender e contextualizar o conceito 'diário de referência';
2 - Compreender e identificar os mecanismos e procedimentos necessários a um diário de referência;
3 - Compreender a diferença entre 'diários de referência' e outras publicações.
Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos;
1 - Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico em geral, publicações diversas;
2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.
Conteúdos Programáticos:
Os jornais de referência: conceito, práticas e procedimentos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza laboratorial, de natureza prática, o trabalho sobre os jornais de referência enunciado nos 'conteúdos programáticos' dá cumprimento aos objectivos de aprendizagem.
Por um lado, os alunos adquirem conhecimentos acerca do que distingue os jornais de referência; por outro lado, fazem uma prática efectiva com esses diários o que lhes permite uma maior maturidade crítica, intelectual e de intervenção cívica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação será feita por trabalhos que serão posteriormente discutidos em aula. Estes trabalhos terão também uma dimensão prática na medida em que serão feitos a partir de diários de referência actuais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A forma da avaliação enunciada em cima permite, numa unidade curricular de natureza laboratorial, dar cumprimento ao que está descrito nos objectivos de aprendizagem: a aquisição de conhecimento, a prática desse conhecimento e a dimensão cívica e crítica inerente aos dois pontos anteriores.
Bibliografia:
Abrantes, J. C. (2008). Nós os leitores....A crítica pública do jornalismo. Lisboa, Edições 70.
Aurélio, D. P. (2001). Livro de reclamações. Exercícios de deontologia da informação. Lisboa, Notícias Editorial.
Fidalgo, J. (2004). Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Coimbra, Minerva.
Mesquita, M. (1998). O jornalismo em análise. A coluna do provedor dos leitores. Coimbra, Minerva.
Serrano, E. (2006). Para compreender o jornalismo. Coimbra, Minerva.
Docente (* Responsável):
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt)