Unidade Curricular:Código:
Jornalismo Especializado I: Jornalismo Cultural e Científico Comparado793JES1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Jornalismo)9 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês117
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar o estudante de competências que lhe permitam manusear e utilizar informações e aplicar conhecimentos de tipo especializado nos domínios cultural e científico, por forma a criar um discurso jornalístico estruturado. Capacitar o estudante com recursos teóricos e práticos, científicos e técnicos, no domínio especializado da comunicação, que lhe permitam contextualizar e produzir conteúdos jornalísticos no âmbito do Ciência e da Cultura.
Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa ter uma perspectiva comparada entre o jornalismo cientifico e cultural e outras áreas do jornalismo, e de o preparar para desempenhos profissionais no sector da comunicação, familiarizando-o simultaneamente com ambientes sociais onde a Ciência e a Cultura se objectivam e materializam.
Conteúdos Programáticos:
1. A mediatização cultural e científica
2. Comunicação digital e jornalismo cultural
3. Funções e estatutos da crítica cultural
4. Cinefilia, séries televisivas e redes sociais
5. Processos de escrita e edição
6. Análise comparada e produção de textos jornalísticos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos tratam a Cultura e a Ciência como componente do mundo contemporâneo. Ambas dão lugar a acontecimentos autónomos que devem ser tratados numa perspectiva jornalística. Esta convoca a dimensão interpretativa e explicativa da notícia. Trata-se também de aprofundar a reflexão sobre os efeitos da cultura de massas na disseminação de fenómenos de gosto; de analisar criticamente o novo estatuto do espectáculo; de enquadrar e explicar a mediatização e banalização da Arte e da Ciência. A partir destas bases o estudante pode desenvolver o sentido da comunicação jornalística dirigido para uma realidade especializada. Pretende-se deste modo fomentar nele a necessidade de consolidar conhecimentos sobre a actualidade em domínios que vão da literatura ou do cinema às inovações no âmbito da medicina. Condições que vão dotar o estudante de um conjunto de meios, práticos e teóricos, que lhe permitam mover-se profissionalmente em ambientes culturais e científicos. E ainda, ser c
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Testes, trabalhos e exposições orais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias adoptadas centram-se em três tópicos essenciais: demonstração do valor informativo da Cultura e da Ciência; exposições teóricas sobre o significado estético e epistemológico dos materiais a tratar no plano jornalístico; análise comparativa de textos e produção de conteúdos por parte dos estudantes. Deste modo procura-se habilitar o estudante a produzir um discursos coerente e fundamentado que lhe permita ser criativo, original e rigoroso na elaboração de peças jornalísticas que reforçam o valor simbólico dos temas tratados.
Bibliografia:
Antologia de textos a disponibilizar em aula
Fidalgo, A. e Canavilhas, J. ; Comunicação Digital, Minerva, Coimbra, 2013
Júdice, Nuno; ABC da Crítica. D. Quixote, Lisboa, 2010
Gradim, Anabela Manual de Jornalismo, Livros LabCom, Universidade da Beira Interior, 2000, disponível em linha http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/64
Steiner, George; Gramáticas da Criação, Relógio D´Água, Lisboa, 2002
Docente (* Responsável):
Eduardo Paz Barroso (epb@ufp.edu.pt)