Unidade Curricular:Código:
Identidade Corporativa: Comunicação Institucional903ICCI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- promover os conhecimentos teóricos e a capacidade de comprensão sobre a Identidade Corporativa e a Comunicação Institucional como base de desenvolvimento, nomeadamente em contexto de investigação;
- fomentar a capacidade de resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares relacionados com as áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.
- promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções nas áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.
- estimular a capacidade de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
- fomentar competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo nas áreas da Identidade Corporativa e da Comunicação Institucional.
Conteúdos Programáticos:
1. O plano estratégico da marca
1.1 A componente física da marca: os seus produtos e serviços
1.2 A componente emocional da marca
1.3 O sistema de valores da marca e o seu posicionamento
1.4 A marca e a sua vertente institucional
2. Identidade visual da marca
2.1 A tipografia da marca
2.2 A componente simbólica
2.3 A identidade cromática
2.4 O manual de identidade corporativa
3. Conteúdos e suportes da comunicação institucional
3.1 Publicações institucionais
3.2 Eventos institucionais
3.3 Comunicação institucional online
3.4 Comunicação institucional com os media
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas da Identidade corporativa e da comunicação institucional, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à Identidade corporativa e à comunicação institucional, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
Steenkamp, Jan-Benedict (2017). Global Brand Strategy: World-wise Marketing in the Age of Branding. London: Palgrave Macmillan.
WHEELER, A. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.