Unidade Curricular:Código:
Identidade Corporativa: Comunicação Institucional794ICCI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de “Identidade corporativa: comunicação institucional” pretende:
-Promover o conhecimento e a compreensão das bases essenciais para o desenvolvimento da Identidade Corporativa e da comunicação institucional de uma empresa ou marca.
- Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes conhecimentos relativos à construção da identidade visual de uma empresa ou marca e da sua comunicação institucional.
No final da Unidade Curricular o aluno deverá:
- Ter competências para participar numa equipa de trabalho que defina uma estratégia para uma marca, a sua identidade corporativa e comunicação institucional;
- Ter competências para acompanhar o trabalho de implementação de uma identidade visual de uma marca e da respetiva comunicação institucional.
Conteúdos Programáticos:
1. O plano estratégico da marca
1.1 A componente física da marca: os seus produtos e serviços
1.2 A componente emocional da marca
1.3 O sistema de valores da marca e o seu posicionamento
1.4 A marca e a sua vertente institucional
2. Identidade visual da marca
2.1 A tipografia da marca
2.2 A componente simbólica
2.3 A identidade cromática
2.4 O manual de identidade corporativa
3. Conteúdos e suportes da comunicação institucional
3.1 Publicações institucionais
3.2 Eventos institucionais
3.3 Comunicação institucional online
3.4 Comunicação institucional com os media
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas da Identidade corporativa e da comunicação institucional, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à Identidade corporativa e à comunicação institucional, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Chaves, Norberto (1996). La imagen corporativa, Barcelona, Editorial Gustavo Pili.
Villafañe, Justo (1999). La gestión profesional de la imagen corporativa, Madrid, Pirámide.
Wheeler, Alina (2006). Designing Brand Identity. New Jersey, John Wiley and Sons.
Docente (* Responsável):
Paulo Cardoso (pcardoso@ufp.edu.pt)