Unidade Curricular:Código:
Gestão da Informação e Comunicação Estratégica904GICE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Tecnologias de Comunicação)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.
Conteúdos Programáticos:
1. Comunicação empresarial e relações públicas
2. Gestão da imagem institucional
3. Comunicação de crise
4. A comunicação interna e cultura organizacional
5 A imprensa empresarial
6. Assessoria de Imprensa
7. Gestão de instrumentos above e below the line
8. O plano de comunicação e a gestão de meios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste e trabalhos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Argenti, P. e Druckenmiller, B. (2004). Reputation and the Corporate Brand. Corporate Reputation Review, Vol 6, Nº4, pp 368-374
Gaio, S. (2006). O Contributo das Relações Públicas para a Gestão de Marcas Corporativas. In: Cesca, C. (Org) Rp e suas Interfaces. São Paulo, Summus
Villafane, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Sílabo
Harvard Management Communication Letter
Hoffman, K. e Bateson, J. (2003). Princípios de Marketing de Serviços, São Paulo, Thomson
Cardoso, P. e Gaio, S. (Org.) (2004). Publicidade e Comunicação Empresarial - Perspectivas e Contributos. Porto, Ed. UFP
Docente (* Responsável):
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)