Unidade Curricular:Código:
Fontes de Informação e Bibliografia774FIB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Dotar os alunos no conhecimento das principais tipologias de fontes de informação científicas vs fontes jornalísticas;
(ii) Saber distinguir, caracterizando, as fontes de informação científica e as fontes de informação jornalísticas;
(iii) Elaborar estratégias de pesquisa bibliográfica e competências para a elaboração de bibliografias em variados suportes, especialmente em bibliografias de estudos e bases de dados;
(iv) Incrementar hábitos de selecção, organização e apresentação de documentos segundo as técnicas e normas nacionais e internacionais próprias da Ciência da Informação.
Conteúdos Programáticos:
I parte - Documentos e fontes de informação científica
1. Conceito de informação e de fontes de informação
2. Evolução dos documentos e das fontes de informação
3. Tipologia das fontes de informação científica (especificidades)
3.1. Primárias, secundárias e terciárias
3.2. Materiais de referência rápida: Dicionários, enciclopédias, guias, directórios, internet.
3.3. Outros materiais de referência: fontes biográficas, jornais, televisão, bibliotecas, arquivos, museus.
4. Avaliação de fontes de informação na Internet
5. Serviços de referência
6. Bibliografia como instrumento de conhecimento
7. Bases de dados de referência bibliográfica
8. Metodologia de elaboração de trabalhos científicos
9. Epistemologia da Ciência da Informação: paradigma físico, cognitivo e social
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os discentes compreendam o valor relativo dos diferentes tipos de informação e saibam utilizar os serviços de informação bibliográfica, quer de carácter textual, quer de carácter não textual, destinados a ser utilizados na elaboração de trabalhos científicos e outros. A UC distingue as características das fontes de informação científica das fontes de informação jornalística e a respectiva utilidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas.
Um teste escrito de avaliação global (60%). Realização de um trabalho prático de investigação sobre um tema na área das ciências da comunicação (40%).A participação e assistência às aulas são tidas como factor de ponderação na avaliação final do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a realização de trabalhos práticos pelos alunos. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
ASHWORD, Wilfred – Manual de Bibliotecas Especializadas e de serviços de informação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981.
CAMPELLO, Bernadete e CALDEIRA, Paulo da Terra – Introdução às Fontes de Informação, 2ª edição, Belo Horizonte, 2008.
CAMPOS, F.M.-. Da informação ao conhecimento: as Bibliotecas Nacionais no séc. XXI. Leituras: Rev.da BN, s3, nº8,2001, pp.7-12.
COUTINHO, Clara Pereira (2014), Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ª Edição), Coimbra: Almedina.
MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA UFP. Disponível em
Manning, Paul (2005). News and News Sources: A Critical Introduction, Sage Publications.
McGARRY, K. J. – Da Documentação à Informação: Um contexto em evolução. Lisboa: Ed. Presença, 1984.
Docente (* Responsável):
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)