Unidade Curricular:Código:
Estágio I (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)774ETG1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo principal do “Estágio 1 – Componente de Publicidade e Marketing” é o de facultar ao aluno uma aprendizagem prática, na qual possa aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos anteriores, no desenvolvimento de projectos de comunicação. Colocado num ambiente semelhante ao de uma agência de publicidade a operar no Mercado, o aluno é incentivado a produzir trabalho nas várias etapas de uma campanha de comunicação, tendo por base um briefing .
Na componente de Relações Públicas os objetivos são:
- Compreender o mercado das relações públicas em Portugal
- Conhecer as atividades características da profissão de relações públicas
- Exercer e aperfeiçoar as atividades caracteristicas da profissão de relações públicas.
Conteúdos Programáticos:
PUBLICIDADE
Agência de Publicidade: Criação de Identidade verbal (Naming); Criação de slogan, Criação de Identidade visual; Concepção da campanha de publicidade, Apresentação de briefing; Definição de uma estratégia de comunicação; Produção e difusão da Mensagem; Definição do plano de meios; Apresentação da campanha.
RELAÇÕES PÚBLICAS
1. Criação de uma agência de relações públicas.
1.1 Análise do mercado das relações públicas em Portugal
1.1. Definição do nome, logotipo e serviços
2. Atividades de Relações Públicas
2.1 Assessoria de imprensa
2.1.1 Elaboração de um press release.
2.1.2 Preparação para conferência de imprensa
2.1.3 Informação de agenda
2.1.4 Press kit
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
PUBLICIDADE
No primeiro momento, o grupo de trabalho tem como tarefa a criaçção uma agência de comunicação. No segundo momento, é fornecido um briefing, tendo como objectivo a produção de uma acção de comunicação. Em qualquer dos momentos, o aluno é inserido no processo de trabalho, tendo que desenvolver determinadas tarefas (produção de textos, produção de imagens, pesquisas, contactos entre outros), de acordo com os objectivos definidos.
RELAÇÕES PÚBLICAS
Os alunos começarão por fazer uma análise do mercado às agências de RP e analisar os serviços prestados. Feito este levantamento cada grupo criará a sua agência que de forma simulada prestará ao mercado um conjunto característicos de atividades de relações públicas no âmbito da assessoria de imprensa, gestão de crise, gestão de stakeholders, comunicação corporativa e patrocínio.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Continua através de trabalho teórico-prático
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A divisão do trabalho em várias tarefas e a sua distribuição pelos alunos permite incutir um sentido de responsabilidade e de interacção com o outro, requisito fundamental no ambiente laboral e na concretização de objectivos. O compromisso de cada aluno com o projecto leva-o a desenvolver e/ou melhorar competências na produção de Comunicação Marketing e Publicidade e relações públicas. O leque variado de matérias que se trabalham, permitem ao aluno ter a oportunidade de obter um conhecimento profundo sobre as metodologias, bem como a possibilidade de as colocar em projectos práticos.
Bibliografia:
PUBLICIDADE
Cesar, N. (2011). Direção de Arte em Propaganda. Brasília, Editora Senac.
Chaves, N. (2012). La imagem corporativa. Barcelona, Editora Gustavo Gili. 3ª ed.
Dondis, D. (2001). La sintaxe de la Imagen. Barcelona. G. Gili.
Gomes, A. (1992). Publicidade e Comunicação. Lisboa. Texto Editora
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl (no prelo).
www.Corbis.com; www.shutterstock.com; www.sxc.hu [bancos de imagem]
www.dafont.com; http://cooltext.com/Fonts-Elegant; http://www.netfontes.com.br [páginas de tipografia]
http://creativity-online.com/
http://adsoftheworld.com/
http://adage.com/
http://ezinearticles.com/?cat=Business:Advertising
RELAÇÕES PÚBLICAS
Stareva, Ilyiana (2018). Inbound PR: The PR Agency's Manual to Transforming Your Business With Inbound. Wyley
Johnston, Jane (2018). Media Relations: Issues and Strategies. Allen & Unwin
Docente (* Responsável):
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)
Lab C Com (lbc@ufp.edu.pt)
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)