Unidade Curricular:Código:
Escrita Publicitária II774EPB2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão conhecer, saber definir e caracterizar o discurso publicitário. Deverão ser igualmente capazes de conceptualizar, organizar e concretizar diferentes tipos de estratégias discursivas nesta modalidade discursiva da comunicação.
Conteúdos Programáticos:
1. Elementos estruturantes do discurso publicitário; 2. As características da mensagem promocional; 3. O público-alvo: formas de abordagem aos públicos-alvo em anúncios; 4. A vertente prática: proposta e realização de textos e mensagens de cariz promocional para diferentes meios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende o confronto com textos publicitários e a análise das respectivas estratégias, na sequência dos conceitos adquiridos no índice anterior da disciplina, com o intuito de subsequentemente se produzirem textos considerando os preceitos teóricos e discursivos inerentes a este discurso, entende-se que os conteúdos estão estreitamente relacionados com estes objectivos. Mais especificamente, os conteúdos programáticos pressupõem o contacto com os conceitos de criatividade, estratégias discursivas e de geração de ideias, bem como a aplicação prática dos mesmos, conduzindo à produção de material publicitário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame
Aulas teórico-práticas. A avaliação contínua consiste em avaliação escrita e projeto final de análise/produção de estratégias publicitárias em anúncios, a apresentar oralmente. O cálculo da nota final desta componente da disciplina será efetuado do seguinte modo: avaliação escrita: 60% + projecto: 40%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende tanto a concetualização e desenvolvimento de capacidades de análise como produção de estratégias no domínio do discurso publicitário, os métodos de ensino combinam uma componente de transmissão e sugestão de conteúdos de natureza teórica e referencial com uma componente prática de experimentação e produção de mensagens publicitárias.
Bibliografia:
Cook, G. (1996) The Discourse of Advertising, London, Routledge.
Forceville, C. (1995) Pictorial Metaphor in Advertising, London: Routledge.
Freitas, E.S.L. (2008) Taboo in Advertising. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins.
Freitas, E.S.L. (2010). Advertising the Medium: On the Narrative Worlds of a Multimedia Promotional Campaign for a Public Service Television Channel . In Intermediality and Storytelling, ed. M. Grishakova e M.-L. Ryan, 258 - 284. Berlin & New York: De Gruyter.
Freitas, E.S.L. (2012). Advertising and Discourse Analysis. In The Routledge Handbook of Discourse Analysis , ed. J.P. Gee & M. Handford, 427 - 440. London & New York: Routledge / Taylor & Francis.
Johnson, F. (2008) Imaging in Advertising: Verbal and visual codes of commerce. London & New York: Routledge.
Myers, G.. (1999) Ad Worlds: Brands, Media, Audience, London, Arnold.
O’Shaughnessy, J. & O’Shaughnessy, N.J. (2004) Persuasion in Advertising. London & New York: Routledge.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)